Os 8 personagens mais fortes do Street Fighter

5 min de leitura
Imagem de: Os 8 personagens mais fortes do Street Fighter
Imagem: Reprodução/Bruno Magalhães

A franquia Street Fighter é definitivamente o nome mais expressivo da história dos jogos de luta. Ainda que o primeiro jogo, de 1987, não tenha feito tanto sucesso, foi Street Fighter 2, em 1991, que estabeleceu os padrões do gênero que repercutem até hoje e pavimentou o caminho para o nascimento de outras séries populares, como The King of Fighters e Mortal Kombat.

Por também estar atrelado ao ambiente competitivo dos fliperamas, sob um contexto em que tudo era novidade, Street Fighter não escapa de problemas de balanceamento e alguns personagens acabaram ficando marcados por serem muito mais fortes que a maioria. Pensando nisso, o Voxel traz, a seguir, alguns dos oito personagens mais fortes da história de Street Fighter. Confira:

Akuma

Akuma, conhecido como Gouki no Japão, chamou a atenção desde o início com sua aparição inesperada em Super Street Fighter 2 Turbo, em 1994. Ele surgia derrotando com facilidade o chefão M. Bison, que na época já dava muito trabalho aos jogadores. Isso por si só já marcava os jogadores e mostrava o tamanho da ameaça que estava diante.

Na prática, Akuma segue o arquétipo de personagens conhecido como "shoto", que inclui Ryu e Ken. No entanto, ele se destaca por ser capaz de disparar projéteis aéreos, pelo seu dano elevado e também pela pressão assustadora com seu Demon Flip, especialmente nos jogos mais atuais. Esse golpe deixa os adversários em uma situação de adivinhação: ele pode mudar o arco do salto com um chute descendente; aplicar um soco que derruba o adversário; ou agarrar no ar.

Makoto

Praticante da arte marcial fictícia Rindoukan Karate, Makoto é uma personagem que marcou a franquia com sua estreia em Street Fighter 3rd Strike, em 1999. Ela é baseada no Ikken Hissatsu, um termo japonês usado no karate tradicional que significa "aniquilar com apenas um golpe" — e isso traduz muito bem sua gameplay.

Durante as partidas, Makoto é uma ameaça constante. Embora sua movimentação seja a mais lenta do elenco, o seu dash compensa isso por ser não apenas o mais rápido, mas o que percorre a maior distância. Some isso ao seu poderoso agarramento de comando, que abre a guarda para um combo completo, e alto potencial de atordoamento e você tem uma das lutadoras mais ameaçadoras do jogo. Ela literalmente pode terminar a luta com uma entrada.

Chun-Li

Uma das faces mais conhecidas de Street Fighter é também, tradicionalmente, uma das lutadoras mais fortes da história da série. Chun-Li é conhecida sobretudo pelos seus botões de alto alcance e que são muito intimidadores no chamado jogo neutro, garantindo muita vantagem de posicionamento contra seus adversários.

Em Street Fighter 3rd Strike, ela é considerada a lutadora mais forte justamente por isso. É comum ver a personagem confirmando especiais com o seu chute médio e deixando os adversários em uma situação complicada. No início da vida de Street Fighter V, ela também tocou o terror com os seus chutes aéreos, que eram muito difíceis de reagir e ainda a deixava em vantagem caso fossem defendidos.

Yun

Estreante de Street Fighter 3: New Generation, Yun também não fica atrás nas tier lists e é considerado um dos personagens mais quebrados da história. Ele é conhecido por reduzir rapidamente a distância entre o seu adversário e aplicar muita pressão, especialmente com seus dive kicks. Como se os seus botões já não fossem assustadores o suficiente, ele ainda tem um agarramento de comando que abre a guarda do adversário para um combo.

No entanto, Yun é particularmente famoso pelo seu especial Gen'ei Jin, que cria vultos que replicam cada golpe executado pelo personagem. Isso resulta em combos extremamente longos e que transformam o adversário praticamente em uma peteca.

Rashid

Por muito tempo, Rashid foi a força dominante no cenário competitivo de Street Fighter V. O lutador árabe é especialista em golpes de vento e é conhecido por ser muito rápido, além de ter botões de altíssima prioridade. Durante as lutas, ele pode realizar investidas e saltos que nenhum outro personagem do elenco consegue. Além disso, ele é o único personagem que pode correr no jogo.

Nos jogos de luta, o canto da tela é sem dúvidas o lugar mais perigoso para se ficar, mas isso não é um problema para Rashid. Por ter a habilidade de saltar nas paredes e mudar o arco dos seus pulos, ele pode sair dessa situação com facilidade e transformar a partida em uma caçada de gato e rato.

Luke

Descrito como o "futuro de Street Fighter", Luke é um lutador inédito que foi criado para a última temporada de DLCs de Street Fighter V, em 2021, e que já tem presença confirmada em Street Fighter 6. Quando foi lançado, o americano era considerado um personagem perfeito capaz de controlar espaço com suas magias, que são incrivelmente rápidas; aplicar anti-aéreos precisos com seu Rising Rocket; e punir com facilidade porque seus botões sempre o projetavam para frente.

O resultado não poderia ser outro: Luke passou a aparecer em todo torneio e muitos jogadores profissionais migraram para o personagem, o que deixou a comunidade bastante descontente com o balanceamento do jogo na época. Hoje, Luke já é um personagem mais justo, mas definitivamente ainda é acima da média.

M. Bison

É claro que o chefão não poderia faltar. Bison é uma figura carimbada em praticamente todo Street Fighter e seu arsenal de golpes é imoral. Em Street Fighter V, o dash de Bison é literalmente um teletransporte que deixa o personagem intangível por um breve período, e isso pode fazer ele atravessar botões e até mesmo magias no momento certo. Ele também é conhecido por ter golpes que o deixam com muita vantagem quando defendidos, não dando muito espaço para o adversário contestar sua pressão.

Como se isso já não fosse o suficiente, o Demon Reverse é um golpe que vem dos pesadelos mais profundos. De qualquer canto da tela, Bison pode pular sobre a cabeça do adversário e voltar com um soco aéreo que o derruba. O problema é que ele pode mudar o arco desse pulo livremente e pode até mesmo pescar um anti-aéreo com isso, garantindo uma punição. É definitivamente um personagem que exige muita paciência.

Evil Ryu

Para fechar a lista, não há escolha melhor do que Evil Ryu. Como o nome sugere, essa versão do protagonista da série foi dominada pelo maléfico Satsui no Hadou, uma energia sombria que é utilizada por Akuma. Para quem joga The King of Fighters, é seguro dizer que é um equivalente ao poder de Orochi.

Uma das aparições mais emblemáticas de Evil Ryu foi em Ultra Street Fighter IV, quando o personagem foi utilizado por Daigo Umehara no competitivo. Ele melhora basicamente tudo do Ryu normal e ainda adiciona novos golpes que permitem combos de altíssimo dano e ainda situações de adivinhação, obrigando o adversário a defender em pé ou agachado.


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.