Assim como em vários jogos similares, Counter Strike: Global Offensive oferece aos jogadores a possibilidade de personalizar seus equipamentos com o uso de skins. A popularidade é tamanha que existem até mesmo sites especializados na comercialização destes itens cosméticos — e um deles acabou de levar um prejuízo de US$ 6 milhões graças a um ataque hacker.
A situação aconteceu poucos dias atrás, no último sábado (13), quando o website CS.Money foi invadido e teve centenas de itens cosméticos de CS:GO roubados. Em uma publicação no Twitter, os responsáveis pelo site anunciaram o ocorrido e disseram estar trabalhando em uma correção.
De acordo com Timofey Sobolevky, diretor de relações públicas do portal, os hackers teriam conseguido acesso ao site depois de roubarem os arquivos de autenticação necessários para obter autorização de acesso à Steam. Isto possibilitou a criação de ofertas e envios irregulares de skins de CS:GO.
The CSMONEY website is temporarily down after being targeted by a hacking attack this night. We will fix the issue and will do our best to restore the normal functioning of the website. Our support service is ready to answer your questions via email at support@cs.money.
— CS.MONEY (@csmoneytrade) August 13, 2022
Sobolevky explicou que inicialmente os hackers enviaram as skins apenas para si próprios, mas depois começaram misturar as transações com ofertas enviadas para usuários comuns, blogueiros e traders. "Acreditamos que tenham feito isso para esconder seu rastro, desviar nossa atenção e arrastar pessoas inocentes para este esquema de roubo de skins", afirmou.
Durante o ataque cibernético, aproximadamente 1000 trocas foram efetuadas entre cerca de 100 contas diferentes na Steam. Desde então, o CS.Money está offline e o time responsável tem trabalhado em formas de garantir a segurança dos dados mais críticos e retomar as atividades.
Fontes