Novas informações sugerem que os preços das placas de vídeo devem cair ainda mais. A NVIDIA estaria preparando "ações mais agressivas" para reduzir seus valores e a AMD deve seguir pelo mesmo caminho.
Segundo o VideoCardz, a NVIDIA deve cortar principalmente os preços de suas GPUs de alto desempenho, como a RTX 3090 e 3090Ti. A empresa estaria focada em acabar com estoques da linha RTX 3000, visto que as placas "Ada Lovelace" (RTX 4000) serão lançadas muito em breve e prometem saltos interessantes de performance.
Outro ponto importante dessa estratégia, de acordo com fontes da cadeia de suprimentos consultadas pelo MyDrivers, seria oferecer preços menores do que a AMD. O "lado vermelho da força" também está preparando reduções para a linha RX 6000, já que pode lançar as Radeon RX 7000 em novembro. Não é raro essas empresas reorganizarem seus preços a partir do que a concorrente oferece, tanto para produtos já estabelecidos no mercado quanto lançamentos.
Crédito de imagem: Divulgação | AMD.Fonte: Divulgação | AMD
A previsão é que os cortes de preço comecem a aparecer nas lojas a partir do final de agosto. No geral, as placas de vídeo ficaram mais baratas nos últimos meses. Um dos motivos é, claro, o crash das criptomoedas que, além de aquecer o mercado de usados, diminuiu notavelmente a demanda por GPUs novas e de alto desempenho.
Isso é especialmente preocupante para a NVIDIA, porque a empresa supostamente encomendou muitos chips e simplesmente há poucos clientes para comprá-los. Analistas acreditam que as remessas no mercado geral de GPUs podem cair 50% devido ao colapso das criptomoedas.
Fontes