Não é um exagero dizer que, quando foi lançado em 1997, Final Fantasy 7 foi revolucionário, influenciando inúmeros outros jogos e ajudando a moldar o futuro da indústria de games em si. Os motivos são vários: história inesquecível, personagens carismáticos, universo rico, gráficos 3D (pela primeira vez na franquia) e cenas cinematográficas que tiravam o fôlego dos jogadores na época.
Não é à toa que o título continua popular mais de 25 anos depois, garantindo novos lançamentos inspirados em seu sucesso, com três novos títulos a caminho: Final Fantasy 7 Rebirth, Final Fantasy 7 Ever Crisis e Crisis Core -Final Fantasy 7- Reunion.
Pensando nisso, decidimos olhar para trás para separar algumas curiosidades obscuras sobre o jogo original que, mesmo agora, tanto tempo depois, talvez você ainda não saiba! Confira:
1 – Sephiroth e Aerith seriam irmãos?
(Reprodução)Fonte: Square Enix
Você já deve ter percebido que, especialmente no jogo original, Aerith e Sephiroth são bastante parecidos, com cabelos e olhos similares. Isso não é uma coincidência. Segundo o livro Final Fantasy 7 Ultimania Omega, que conta sobre o desenvolvimento do jogo com curiosidades e entrevistas com os criadores, os dois personagens originalmente seriam irmãos. Isso mais tarde foi alterado, fazendo com que o vilão fosse namorado da heroína — um papel que, eventualmente, ficou com Zack, introduzido em um estágio avançado da produção do título.
2 – Apenas três personagens sobreviveriam até o final
(Reprodução)Fonte: Square Enix
Hoje, a morte de Aerith é bastante conhecida e ainda lamentada pela comunidade do jogo. Como Sephiroth se atreve a matar uma moça tão pura e carismática? Bem, a verdade é que as coisas poderiam ter sido muito piores, porque os desenvolvedores originalmente pretendiam matar todos os personagens, exceto três — que seriam escolhidos pelo jogador próximo ao fim, quando a equipe de Cloud cai em Midgar usando um paraquedas. Todos os outros morreriam na queda. Imagine conviver com este peso na consciência.
3 – Yuffie e Vincent quase foram cortados do jogo
(Reprodução)Fonte: Square Enix
A jovem ninja Yuffie Kisaragi e o misterioso Vincent Valentine são dois dos personagens mais populares do título, embora ambos sejam opcionais na aventura. Então uma surpresa saber que os dois chegaram muito perto de serem completamente removidos do título. No livro Final Fantasy 7 10th Anniversary Ultimania, o designer Tetsuya Nomura revela que, por falta de tempo, o time pensou em cortá-los do projeto. Eventualmente, os desenvolvedores conseguiram mantê-los, sob a condição de que seriam opcionais, já que assim não precisariam ser escritos na história principal ou inclusos nas cenas cinematográficas, garantindo que a produção fosse concluída dentro da data prevista.
4 – Yuffie seria uma caçadora de recompensas ex-SOLDIER
(Reprodução)Fonte: Square Enix
Por falar em Yuffie, ela quase foi completamente diferente. Originalmente, ela teria 25 anos, roupas vermelhas e seria uma ex-SOLDIER, que se torna caçadora de recompensas e sai em busca de Cloud e Sephiroth para eliminá-los. Recrutá-la também seria uma tarefa curiosa: jogadores encontrariam dois cartazes de Yuffie com aparências distintas, cada um com atributos diferentes. O último pôster interagido definiria qual das versões da personagem entraria para o time.
5 – Final Fantasy 7 e Final Fantasy 10 se passam no mesmo universo
(Reprodução)Fonte: Square Enix
Este é um rumor que existe desde 2003, com o lançamento de Final Fantasy X-2, que introduz o personagem Shinra — uma óbvia referência à companhia de FF7. No livro Ultimania Omega, o criador do personagem, Kazushige Nojima, explica que Rin viria a financiar o projeto de Shinra para obter energia do Farplane, mas o projeto falhou. Mil anos depois, quando viagem ao espaço se tornou possível, seus descendentes sairiam de Spira para Gaia, onde fundariam a Shinra Electric Power Company, que extrai energia do Lifestream. Embora as conexões dos dois jogos sejam apenas indicadas sutilmente, em Final Fantasy 7 Remake, um quadro no museu da companhia (visto logo acima) mostra uma fotografia com funcionários e uma das pessoas têm uma máscara extremamente semelhante à de Shinra em FFX-2.
6 – Originalmente, o jogo seria feito para o Super Nintendo
(Reprodução)Fonte: Square Enix
Embora o título tenha marcado a estreia da série para o 3D, o projeto originalmente seria feito para o Super Nintendo e até mesmo existe uma imagem deste protótipo (acima). Em uma entrevista para o Polygon, o diretor Yoshinori Kitase explica que a transição para o 3D ainda não era certa nos estágios iniciais de desenvolvimento. “[O criador da franquia Hironobu] Sakaguchi era particularmente fã de pixel art, então discutimos muito se deveríamos continuar em 2D”, explicou. Na época, a Squaresoft também trabalhava em Chrono Trigger, que era uma prioridade e o time de desenvolvimento acabou migrando para este projeto. Eventualmente, o conceito de FF7 foi brevemente migrado para o Nintendo 64 e, finalmente, para o PlayStation original, onde foi drasticamente alterado.
7 – Midgar? Não, aqui é Nova York!
ReproduçãoFonte: Square Enix
O quanto o projeto foi alterado? Muito! A trama original de Sakaguchi, embora use temáticas semelhantes, tinha alguns pontos bastante diferentes. Para começar, seria uma história de detetive na cidade de Nova York. “Tinha uma organização que estava tentando destruir os reatores Mako e um personagem chamado Detetive Joe os investigava”, explicou Tetsuya Nomura na mesma entrevista. “Um dos membros desta organização tentando destruir os reatores foi o protótipo de Cloud”, conta. É bastante possível que parte do conceito original tenha influenciado outro RPG que se passa na cidade: Parasite Eve, lançado anos depois pela Squaresoft.
E você? Conhecia todas estas curiosidades sobre um dos maiores clássicos dos RPGs orientais? Compartilhe nas redes sociais comentando e fique ligado no Voxel para novidades sobre a franquia e, claro, sobre os próximos títulos envolvendo o universo de Final Fantasy 7.
Fontes
Categorias