Estúdios da EA não gostaram do post da empresa sobre jogos single player

2 min de leitura
Imagem de: Estúdios da EA não gostaram do post da empresa sobre jogos single player
Imagem: Electronic Arts

No começo deste mês, mais precisamente no dia 1º, o perfil oficial da Electronic Arts publicou uma mensagem no Twitter que acabou gerando controvérsia. No que parecia ser uma mensagem "inofensiva" e em "tom de brincadeira", a distribuidora acabou inadvertidamente pisando no calo de muita gente.

A publicação em questão dizia que "é nota 10, mas só gosta de jogos single player", mensagem esta que não foi bem recebida pela comunidade. Usuários da rede social criticaram bastante a postagem, transformando a coisa toda em um grande meme às custas da EA. E pelo visto não foram só os jogadores que repudiaram a publicação: segundo uma reportagem, o tweet também gerou burburinho internamente entre os estúdios da casa.

Segundo o USA Today, o post logo foi parar no Slack, uma ferramenta de troca de mensagens muito utilizada por empresas para organizar grandes times e facilitar a comunicação interna. O texto afirma que funcionários apontaram a recepção negativa ao tweet mas, conforme a coisa toda foi ganhando tração, alguém chegou a sugerir a ideia de usar perfis de estúdios internos para "zoar" a postagem e transformar tudo em uma jogada de marketing.



O plano acabou não seguindo adiante, já que a atitude poderia acabar reforçando a ideia de que a EA é "malvada", piorando ainda mais a situação ao sugerir que até mesmo os próprios estúdios da distribuidora são anti-EA. E, segundo as fontes do USA Today, vários estúdios realmente não gostaram nem um pouco da postagem na rede social. Algum tempo depois, os responsáveis acabaram chegando à conclusão de que a melhor estratégia era assumir o erro e se desculpar publicamente.

No final das contas não houve pedido de desculpas, mas o perfil oficial publicou uma nova mensagem dizendo que "aceitava a derrota" e que jogar games para um jogador na verdade fazia da pessoa uma "nota 11".



Outra informação bastante interessante revelada pela reportagem é que, aparentemente, o time de social media da EA não conhece os produtos e a história da publisher. Este teria sido o motivo de a "brincadeira" acabar sendo publicada: a pessoa que fez a postagem não tinha ciência da infame declaração da Electronic Arts sobre jogos single player feita cerca de uma década atrás — e que até hoje assombra a distribuidora.

"Tenho 99% de certeza de que a pessoa que postou o tweet e o seu gerente nem mesmo sabiam do comentário sobre jogos single player de uma década atrás", disse uma fonte ao USA Today. O comentário em questão foi uma declaração feita em 2010 pelo então presidente da EA Games, que na ocasião fez alusão à "morte" dos games para um jogador.

O site afirma ter entrado em contato com a publisher em busca de comentários acerca da situação, mas ainda não teve retorno.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.