A Arábia Saudita, em uma iniciativa liderada diretamente pelo seu príncipe Mohammed bin Salman, fez mais um de seus investimentos bilionários na indústria dos games. Dessa vez, o país comprou US$ 1 bilhão em ações da Embracer Group, levando 8,1% da empresa.
Essa porcentagem coloca o Fundo de Investimento Público da Arábia como o segundo maior dono da Embracer Group, o que deve garantir uma posição de peso na tomada de decisões futuras.
Possivelmente um dos grandes atrativos da Embracer Group para esse investimento do país foi sua aquisição recente de estúdios ocidentais da Square Enix. A empresa comprou a Crystal Dynamics, Eidos Montreal e Square Enix Montreal, o que resultou na conquista de centenas de IPs, incluindo algumas imensamente famosas, como Tomb Raider e Deus Ex.
Mas essa foi apenas a compra mais recente pela Embracer. A empresa já controla há mais tempo a THQ Nordic, Koch Media, Deep Silver, Saber Interactive e Gearbox Software, além de outras. Agora, todas essas companhias estão, também, sob o guarda-chuva do príncipe árabe.
E é um guarda-chuva bem grande. Desde que a Árabia Saudita começou a partir pra cima dos games, o fundo de investimento do país já comprou 5% da Nintendo, outros 5% da Capcom e da Nexon, e 96% da SNK, se tornando basicamente o verdadeiro dono da antes tradicional empresa de games japoneses. King of Fighters XV já foi lançado depois dessa aquisição.
Fontes