Recentemente, a nova PS Plus foi lançada no mercado asiático (com exceção do Japão) e diversos jogos de PS1, PS2 e PSP estão disponíveis para jogar como parte do plano Deluxe e Premium. Para mostrar a diferença com os games originais (e até para exibir a qualidade da emulação), o canal do YouTube ElAnalistaDeBits produziu um conteúdo especial que mostra lado a lado alguns dos títulos rodando no PS4 e PS5, colocando à prática o funcionamento dos novos recursos.
O resultado até agora é misto. Jogos de PS1 são executados em uma resolução de 1440p no PS4 Pro e PS5 (e 1080p no PS4 base), enquanto os de PSP são executados apenas em 1080p. Já os de PS2 que são atípicos: por serem jogos que já estavam disponíveis em um catálogo retrocompatível limitado no PlayStation 4, eles rodam apenas em 720p e rodam da mesma maneira no PlayStation 5.
Além disso, alguns games de PS1 são a versão europeia PAL, ou seja, rodam apenas em 50 Hz. Mas isso está longe de ser o maior problema, já que a performance dos títulos é altamente variável, indo de 20 a 60 fps. Vale lembrar que isso pode ser limitação do próprio código-fonte em alguns casos específicos, mas a variação imensa cria uma experiência pouco fluida (com exceção de Tekken 2, que parece rodar em 60 fps na maior parte do tempo). Confira:
Syphon Filter, por exemplo, parece rodar em apenas 20 fps, algo que pode ser limitação técnica do jogo original. Contudo, Toy Story 2 e Ape Escape têm grandes flutuações. Além disso, certos títulos não aproveitam muito a resolução mais alta, já que os sprites e texturas 2D não sofrem o upcaling vetorial dos elementos 3D.
Além disso, outros recursos foram confirmados, como os troféus em alguns títulos (eles só estarão presentes se as desenvolvedoras decidirem incluir), a opção de retroceder a jogatina com save states e três filtros diferentes de imagem em jogos de PS1.
Por fim, o canal ElAnalistaDeBits faz a reflexão de que os jogos de PS3 estarão presentes apenas por nuvem e sem melhorias, algo que a Microsoft já faz melhor há anos no Xbox 360 e serve como uma ótima forma de preservação de jogos. Nos jogos de Xbox, a emulação já avança há anos e hoje temos diveros títulos com melhorias na resolução e até na performance.
Fontes