Depois de ser alvo de centenas de críticas na internet por causa de decisões anti-consumidor para a nova PlayStation Plus, a Sony parece que está revendo seu posicionamento. A empresa parece ter mudado sua política e permitirá que usuários troquem de plano no serviço sem ter que pagar valores maiores.
Recapitulando, já que o assunto é confuso, com o lançamento da nova PS Plus em alguns países na Ásia, muitos assinantes que tinham mais de 6 meses restante do pacote anual da antiga Plus perceberam que ao tentar fazer o upgrade para outros planos, a cobrança levava em consideração o valor mensal, que acaba saindo mais caro, em detrimento do anual.
Ou seja, podemos trazer um exemplo para o Brasil. Ao invés de pagar R$ 95 para os 6 meses restantes (metade do plano anual do Deluxe menos metade do plano anual Essentials), a pessoa teria que pagar R$ 150, que é o valor de 6 meses vezes 25 (já que R$ 60 é o valor mensal do Deluxe e o Essential é R$ 35, que fica R$ 60 - 35, totalizando R$ 25 por mês).
Voltando atrás?
Depois das reclamações, muitos usuários de fóruns com o Reddit e Resetera estão publicando relatos e capturas de tela mostrando que a empresa pode estar revendo a decisão comercial.
Jogadores da Tailândia, por exemplo, tentaram fazer o upgrade da antiga Plus para os planos Extra e Deluxe perceberam que os valores diminuíram entre os dias. Uma das capturas de tela mostra um valor de 960,33 Baht (moeda tailandesa) caindo para 617,38 Baht, por exemplo.
Well I'll be a monkey's uncle. One Thai user (/u/mrculi) is reporting that their Deluxe upgrade is no longer requiring them to compensate Sony for their PS+ discount. First image is from Monday, second is today. pic.twitter.com/8sBObvn3hp
— Is PS5 Out in India? ???? (@PS5India) May 25, 2022
Um usuário na China mostrou uma diminuição da cobrança de 339,65 renminbi (moeda chinesa) para 227,98 renminbi.
A Sony ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto e não explicou se as diminuições de valores são erros pontuais, por exemplo, ou se realmente estão sendo levados em consideração os valores anuais e não os mensais.
[ATUALIZAÇÃO - 17H20]: O perfil oficial Ask PlayStation, que fala sobre questões técnicas e tira dúvidas de usuários, confirmou que os preços maiores eram mesmo um "erro técnico". De acordo com a página, os jogadores que fizeram o upgrade com o valor mais alto serão restituídos com créditos. Confira, abaixo, a resposta oficial da Sony:
Due to a technical error, players in Asia who have previously purchased a PlayStation Plus membership at a discount have been incorrectly charged for their upgrade pricing. This error has been fixed and impacted players will receive a credit. We thank you for your patience.
— Ask PlayStation (@AskPlayStation) May 25, 2022
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