Sexta-feira 13 é um ótimo dia para sentir medo e tomar uns bons sustos! E uma forma bem divertida de fazer isso é investir em games horripilantes, que foram meticulosamente desenvolvidos para criar uma atmosfera de tensão que pode fazer qualquer um pensar em dormir com as luzes acesas.
Ficaram animados? Então, confiram a nossa lista com 13 jogos disponíveis no Steam para tornar a sua sexta-feira 13 bem aterrorizante!
1. Visage
Visage é um jogo de terror psicológico em primeira pessoa, baseado na dinâmica da exploração do ambiente. Ele se passa dentro de uma casa misteriosa e que muda lentamente, aumentando a sensação de terror de se estar dentro dela.
Ao aceitar entrar nesse jogo, você passa a percorrer os corredores do local e a perder-se em seus labirintos, enquanto tem contato com as memórias das famílias mortas que um dia viveram lá. Logo, é preciso escolher: você vai olhar diretamente para estas sombras ou irá fugir delas? No mínimo, é uma experiência bem apavorante.
2. SOMA
SOMA é um game de ficção científica focado na sobrevivência. Você entra na pele de Simon Jarret, um fotógrafo que sofreu um acidente de trânsito gravíssimo em que uma amiga morreu enquanto ele ficou com um dano cerebral severo.
Ao buscar ajuda para as suas terríveis dores de cabeça, ele encontra dois cientistas que propõem um tratamento experimental que interfere direto em seu cérebro e o transporta para outra realidade, onde criaturas estranhas querem matá-lo, e aí, é preciso fazer de tudo para escapar e sobreviver.
3. Five nights at Freddy's
A conhecida franquia FNAF já é uma espécie de clássico moderno dos games. Tudo por conta da morbidez dos seus jogos. Neles, você começa a trabalhar na Freddy Fazbear's Pizza, onde os pais levam seus filhos em busca de comida e um pouco de diversão.
A grande atração do lugar são os bonecos animatrônicos — dentre eles, o urso Freddy Fazbear — criados para agradar as crianças. Porém, à noite, estes robôs começam a ter comportamentos meio imprevisíveis, e o desafio, como o título da franquia já entrega, é sobreviver a cinco noites dentro dessa empresa maligna sem ser assassinado.
4. Tormented Souls
Aqui temos mais um tradicional survival horror, inspirado em clássicos como Resident Evil e Silent Hill.
Tormented Souls se centraliza na história de uma moça chamada Caroline, que recebe uma carta misteriosa contendo a foto de duas meninas gêmeas. Intrigada, ela se dirige até o endereço que aparece no campo do remetente e chega a uma mansão que foi transformada em um hospital.
Gradualmente, Caroline (e, por consequência, o jogador) começa a explorar o espaço e se dar conta que algo muito assustador aconteceu ali, e cabe a ela desvendar o mistério.
5. Alien: Isolation
O universo iniciado com o filme Alien, o 8º Passageiro, de 1979, já foi desdobrado em várias sequências e jogos. Alien: Isolation continua a saga de terror centrada em Ellen Ripley (a famosa personagem de Sigourney Weaver), mas dessa vez trazendo sua filha, Amanda Ripley, como protagonista.
Com gráficos belíssimos e mecânicas de sobrevivência bem interessantes, a história se passa quinze anos depois do desaparecimento de Ellen, quando Amanda descobre um registro de voo da nave em que ela estava. A moça entra então na Estação Espacial Sevastopol e parte para uma aventura perigosa (e para lá de assustadora) para sobreviver enquanto tenta descobrir o paradeiro da mãe e sobreviver ao Xenomorfo...
6. Resident Evil 7: Biohazard
O sétimo game numérico da aclamada franquia Resident Evil apresenta uma perspectiva em primeira pessoa, algo que havia sido utilizado apenas no primeiro game da série.
Em Resident Evil 7, acompanhamos a busca de Ethan Winters por sua esposa Mia, que havia desaparecido há três anos e dada como morta. Ao receber uma mensagem da mulher, o protagonista acaba em uma estranha mansão delapidada na zona rural dos Estados Unidos, precisando enfrentar a insana família Baker e estranhas criaturas para resgatar o amor de sua vida.
7. Darkwood
Darkwood é um survival horror que promete algo interessante: assustar sem recorrer aos famosos jumpscares dentro do gênero.
Através de uma perspectiva vista de cima, sua história transcorre dentro de uma floresta obscura localizada em algum lugar da Polônia, onde o jogador está preso e precisa descobrir itens que ajude a sobreviver e escapar desse lugar inóspito.
8. The Beast Inside
E que tal um jogo de terror situado na época da Guerra Fria? Esta é a ideia de The Beast Inside, que gira em torno de Adam, um investigador secreto da C.I.A. que precisa desvendar mensagens dos soviéticos.
Para isso, ele se muda com sua mulher para uma casa em meio às montanhas, e ao arrumar o sótão de seu novo lar, encontra o diário de um antigo soldado que viveu lá. O velho caderno está com páginas faltando, mas sua história deixa Adam tão obcecado que passa a ir atrás dos trechos ausentes, entrando em uma espiral de loucura e terror.
9. Home Sweet Home
Neste jogo bem original de sobrevivência, mergulhamos numa experiência de horror baseada em mitos tailandeses.
Em Home Sweet Home, entramos na realidade de Tim, um homem que precisa lidar com o desaparecimento de sua esposa. Como se esse sofrimento não fosse o bastante, o protagonista acorda um dia dentro de um edifício abandonado em vez de em sua casa, e precisa juntar as pistas enquanto enfrenta uma poderosa fantasma rancorosa que não parece disposta a deixá-lo escapar.
10. Outlast Trinity
Esta coletânea conta com os dois títulos da franquia Outlast e ainda traz a DLC Whistleblower. É oficialmente uma ótima escolha para quem adora momentos de alta tensão, afinal, os protagonistas não podem enfrentar seus assombrosos inimigos, podendo apenas correr por suas vidas e se esconder.
O primeiro game acompanha a jornada investigativa do repórter Miles Upshur no tecnicamente abandonado hospital psiquiátrico Mount Massive Asylum, porém, o personagem logo descobre que o lugar não está tão vazio quanto as pessoas acreditam, e que seus insanos habitantes não parecem muito felizes com sua presença.
Já Outlast 2 gira em torno de um casal de jornalistas investigativos que acabam se envolvendo em uma desventura macabra ao decidirem revelar os mistérios sobre um sombrio culto no deserto dos Estados Unidos, rapidamente se dando conta de que esta pode ter sido a pior e última escolha de suas vidas.
11. Layers of Fear
Layers of Fear é um título de terror psicodélico centrado em um renomado que aparentemente perdeu o seu talento e se entregou à loucura, mas ainda segue completamente determinado a finalizar sua obra-prima.
Com uma jogabilidade focada em exploração, a trama do game vai se desenrolando a cada ambiente explorado, pintando uma história repleta de insanidades e tragédia que explica o passado do pintor e os mistérios de sua sombria mansão vitoriana.
12. The Forest
Em The Forest, assumimos o papel de um indivíduo que vai parar em uma ilha deserta após um acidente de avião. Aos poucos, ele vai descobrindo que ela não é tão inabitada quanto parecia, e para sobreviver neste lugar será preciso muito mais do que simplesmente encontrar alimentos e se abrigar.
13. Dagon
Dagon se baseia em um conto escrito em 1919 pelo escritor H. P. Lovecraft, considerado um dos mestres do gênero de terror. Sua trama girar em torno de um ex-comissário de bordo viciado em morfina, que acaba preso em uma ilha e avançando cada vez mais em direção a insanidade.
Não vamos entrar em mais detalhes para não dar spoilers que podem estragar um pouco a sua experiência com o jogo, mas para quem ficou interessado, temos uma notícia mais legal ainda: ele está de graça no Steam!
Menções honrosas
Por fim, indicamos dois jogos clássicos que não podem ser esquecidos pelos amantes do terror.
Murder House
A capa desse jogo (com um sujeito vestido de coelho matando alguém com uma foice) já deixa explícito que ele pretende ser bastante perturbador. Em Murder House, uma equipe de reportagem vai atrás de pistas sobre um serial killer apelidado de "Coelhinho Estripador". Será que ele está morto, ou apenas esperando para causar mais uma morte?
O jogo de terror é considerado um marco por ser o primeiro PS1 com câmera fixa em estilo "tanque", em que o personagem avança em um cenário com profundidade. Para completar, não há salvamento automático, tornando-o muito mais desafiador.
The Convenience Store
Por fim, mais um clássico. Este título japonês se tornou famosíssimo por conta da sua qualidade e sua capacidade de assustar, mantendo ainda um gameplay curto de apenas 40 minutos.
Nele, acompanhamos uma estudante universitária que enfrenta o turno da noite em uma loja de conveniência, realizando tarefas corriqueiras até coisas realmente macabras começarem a acontecer no local.
The Convenience Store com certeza é uma excelente opção para os aficionados por terror, e ótimo para fechar essa lista com chave de ouro!
Fontes