Funcionários da PlayStation estão irritados com e-mail de CEO sobre aborto

2 min de leitura
Imagem de: Funcionários da PlayStation estão irritados com e-mail de CEO sobre aborto
Imagem: PlayStation/Divulgação

Jim Ryan, o CEO da PlayStation, está dando o que falar. Ontem, quinta-feira (12), o executivo enviou um e-mail para seus funcionários abordando um tema bastante delicado — e o resultado final não agradou.

De acordo com o jornalista Jason Schreier, do Bloomberg, diversos colaboradores estão furiosos com a mensagem enviada pelo CEO, na qual ele pede que seus empregados "respeitem opiniões diferentes" sobre o direito ao aborto nos Estados Unidos. E ai, logo em seguida, Ryan começou a falar sobre o aniversário de seus dois gatos de estimação.

A discussão sobre o direito ao aborto está em alta nos EUA graças ao vazamento de informações da Suprema Corte norte-americana, incluindo um documento que parece sinalizar a intenção de reverter uma decisão de 1973. Na ocasião, no caso Roe contra Wade, ficou reconhecido o direito ao aborto ou interrupção voluntária da gravidez no país.



Diversas empresas de vários setores se pronunciaram sobre o assunto, enquanto a grande maioria das desenvolvedoras e fabricantes de jogos optou por manter o silêncio. Ryan, por outro lado, parece ter tentado abordar o tema internamente em uma mensagem de e-mail que, segundo a reportagem do Bloomberg, desagradou diversos de seus funcionários.

No texto, visto pelo time do jornal, Jim Ryan não se posicionou sobre o assunto, evitando se dizer a favor ou contra o aborto. O executivo se ateve a dizer que sua empresa (e sua respectiva comunidade) é "multifacetada e diversa, contendo muitos diferentes pontos de vista". Ele disse ainda que "nós devemos, uns aos outros e aos milhões de usuários do PlayStation, respeitar diferenças de opiniões de todas as pessoas em nossas comunidades internas e externas".

"Respeitar não é sinônimo de concordar", continuou o CEO, dizendo ainda que o respeito à opinião dos outros "é fundamental para quem somos como uma companhia e como uma marca global valorizada". O problema, segundo a publicação, foi o que o executivo disse logo em seguida.

Mensagem de CEO da PlayStation sobre questão do aborto nos EUA deixou funcionários furiososMensagem de CEO da PlayStation sobre questão do aborto nos EUA deixou funcionários furiososFonte:  PlayStation/Divulgação 

De acordo com a reportagem, Ryan prosseguiu com uma tentativa de "ajudar a inspirar todos a serem conscientes de ter equilíbrio". O CEO disse querer "compartilhar algo alegre" para "aliviar o estresse de alguns eventos mundiais", começando então a falar sobre o primeiro aniversário de seus dois gatos, divagando sobre bolos de aniversário para os gatos e comentando sobre sua vontade de um dia também ter um cachorro.

Schreier diz em seu texto que empregados da empresa aparentemente ficaram estarrecidos e aborrecidos com a mensagem, com um dos funcionários dizendo que nunca antes ficou "tão furioso por causa de um aniversário de gato". A publicação também diz que algumas colaboradoras afirmaram terem sentido que seus direitos foram desrespeitados e banalizados pela mensagem do CEO.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.