A AMD anunciou na última terça-feira (10), a chegada do FidelityFX Super Resolution 2.0 para Deathloop na próxima quinta-feira (12). A tecnologia que "dá mais frames" ao jogador promete melhor qualidade na hora de realizar o upscaling de imagem e estará disponível em um número maior de placas de vídeo.
Segundo a fabricante, a nova versão do FidelityFX Super Resolution é mais uma solução para aumentar a taxa de quadros em jogos sem perder a qualidade gráfica. Na prática, a versão 1.0 do recurso já conseguia fazer bem a sua função, e a revisão dessa tecnologia estará disponível tanto para as Radeon 5000 e 6000 quanto para as placas GeForce série 16 e 20.
Jogos compatíveis com a tecnologia
Além de Deathloop, lançado em 2021 pela Arkane Studios, outros onze títulos terão suporte do FSR 2.0 nos próximos meses, conforme seus respectivos lançamentos. Confira a lista:
- Asterigos
- Delysium
- EVE Online
- Farming Simulator 22
- Forspoken
- Grounded
- Microsoft Flight Simulator
- NiShuiHan
- Perfect World Remake
- Swordsman Remake
- Unknown 9: Awakening
O que é o FidelityFX Super Resolution?
Lançado há cerca de um ano, o FSR é uma tecnologia de upscaling de imagem de código aberto. Na prática, o recurso faz a renderização das imagens de um game numa resolução menor do que a nativa, e depois "estica" essa mesma imagem com um machine learning, entregando um resultado muito parecido com o original, mas pesando menos no computador.
Com o FSR 2.0 o processo é até que bem similar, mas agora a companhia está retirando o machine learning de cena para dar à luz a um algoritmo temporal, que junto a um poderoso filtro de anti-serrilhado, deve compor imagens mais fiéis e com melhor qualidade gráfica.
Por ser de código aberto e não estar mais dependente do aprendizado de máquina, a nova versão do FidelityFX poderá ser usada em diversas placas da própria marca, quanto em modelos da Nvidia.
Aliás, durante sua conferência na GDC 2022, a fabricante do lado vermelho confirmou que o recurso estará disponível em kits de desenvolvimento do Xbox Series X e S. Para o PlayStation 5 ainda não há nenhuma informação sobre a chegada da tecnologia.
Fontes