No fim da tarde de sexta-feira (6), a conta oficial de suporte do Xbox no Twitter confirmou uma falha nos servidores da empresa. Essa falha impedia o acesso a muitos jogos, assim como a aplicativos de streaming e até a compras na loja.
Algumas horas depois, ainda na sexta-feira, o suporte afirmou que havia resolvido o problema relacionado às compras. No começo da madrugada de sábado (7), outra publicação (da mesma conta) disse que a empresa estava ciente das dificuldades no acesso a jogos e streaming de jogos.
Por volta das três da manhã de sábado, o suporte disse que usuários iriam notar uma melhoria nos serviços. Então, pouco depois das quatro da manhã, foi feita uma publicação dizendo que os problemas restantes haviam sido resolvidos.
laFonte: Xbox
Os problemas, no entanto, continuaram. Durante o resto do final de semana, o suporte continuou reconhecendo múltiplas falhas (algumas repetidas), incluindo em aplicativos como Netflix e Disney+, assim como em territórios específicos (Europa) e em Call of Duty: Warzone.
No momento em que essa reportagem está sendo escrita, a página que exibe o status dos servidores diz que está tudo normal. Ainda assim, usuários continuam relatando problemas.
Status dos servidores da Microsoft no fim da manhã dessa segunda-feira (9)Fonte: Xbox
Toda essa série de problemas provocou uma discussão sobre a forma como DRM é implementada nos jogos/consoles da Microsoft. DRM ("digital rights management") são programas usados por empresas para verificar, por exemplo, se um usuário tem direito a acessar aquele conteúdo. Esses programas, de forma geral, precisam de acesso à internet e servidores funcionando, caso contrário o conteúdo não poderá ser acessado.
Isso pode se aplicar mesmo a jogos completamente offline. Além disso, há a questão da preservação dos jogos para além da eventual desativação dos servidores. Assim, a esmagadora maioria dos jogadores é contra as formas agressivas de DRM.
Problemas com esses que estão afetando os usuários de Xbox desde o final semana trazem a discussão sobre DRM de volta aos holofotes, uma vez que a Microsoft usa esses programas.
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