Microsoft e Activision: analistas sugerem que o acordo pode ser cancelado

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Imagem: FellowNeko/Shutterstock

Analistas de mercado de Wall Street, tradicional centro financeiro dos Estados Unidos, acreditam que a compra da Activision Blizzard pela Microsoft pode não prosperar.

Os especialistas sugerem que o acordo pode acabar esbarrando em leis antitruste (que servem para barrar fusões de marcas que acabam canibalizando um setor da economia).

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Bloomberg, que ouviu fontes do mercado financeiro. A expectativa é que mesmo o negócio indo para a frente, ele deve pelo menos atrasar, o que impediria a conclusão do acordo em 2023 (como previsto).

Matt Perault, da New Street Research, explicou que o presidente Joe Biden tem discursado de maneira forte contra trustes e que, além disso, a aquisição da dona do Xbox também precisa de aval de legisladores na China e na União Europeia.

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Betty Chan, especialista na Elevation LLC, comentou que a expectativa era de o negócio ser aprovado pelos acionistas da Activision Blizzard, como efetivamente aconteceu hoje. Contudo, a preocupação é que Lina Khan, que lidera Federal Trade Commission (FTC), agência que monitora leis antitruste, não aprove o acordo.

Sob o comando de Khan, a FTC já bloqueou a aquisição da Arm Ltd., pela NVIDIA, e da Aerojet Rocketdyne Holdings (empresa aeroespacial), pela Lockheed Martin Corp.

Outro fator citado pelos especialistas é que atualmente as ações da desenvolvedora estão sendo negociadas por valores 25% abaixo dos US$ 95 (cerca de R$ 472 na cotação atual) que a Microsoft promete pagar aos acionistas.

O otimista

Apesar de alguns analistas estarem mais céticos, há outros que não acreditam em dificuldades de a compra da Activision Blizzard ser sacramentada. Michael Pachter, da Wedbush Securities, diz que as chances de entrar com um processo para barrar a história é de 10%. Ele diz que mesmo a FTC levando o caso para a justiça, a chance de a entidade ganhar é de 0%.

Ele defende que, mesmo com a compra, a Microsoft não teria uma participação tão grande no mercado de jogos eletrônicos a ponto de dominar a indústria: “A agência [FTC] não pode ganhar este [caso] – então, se eles não podem ganhar, eles não vão processar”.

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