Com jogos custando tão caro, uma das saídas mais baratas e viáveis (dentre as opções que não sejam ilegais) é compartilhar contas com amigos e familiares. Esta estratégia, aliás, é ainda mais interessante para os usuários do Nintendo Switch: diferente do que acontece nos demais consoles, os games da Big N dificilmente entram em promoção e, quando ficam um pouco mais baratos, a diferença não costuma ser tão grande.
Pensando na saúde da sua carteira, vamos te ensinar hoje a compartilhar sua conta do Switch com outros usuários e vice-versa. Assim você pode jogar os jogos digitais deles e eles, os seus!
O que é necessário para compartilhar os games?
Para permitir que seus amigos ou familiares acessem seus jogos digitais você vai precisar primeiramente, é claro, de pelo menos dois Nintendo Switch. Além disso, é preciso ter:
- Acesso à internet;
- Dados de acesso às contas (Nintendo Account) a serem compartilhadas;
- Jogos digitais nas bibliotecas da contas.
Todo o procedimento é bem rápido de se fazer e tão simples e fácil que talvez chamar de "procedimento" seja quase um exagero. Enfim, vamos lá!
Você pode acessar os jogos dos seus amigos e permitir que eles acessem os seus games no Nintendo Switch para economizar uma graninhaFonte: Digital Trends/Nintendo
Compartilhando jogos no Switch
O compartilhamento de Nintendo Accounts no Switch é muito simples, mas tem algumas especificidades e limitações um tantinho "chatas". De qualquer forma, vamos ao nosso tutorial.
- Acesse a eShop: no Nintendo Switch onde foram comprados os jogos que você quer compartilhar, acesse a eShop usando a conta (Nintendo Account) principal do console. Esta deve ser a conta na qual o aparelho está registrado como primário;
- Baixe o jogo: no seu Switch, faça o download completo do game que você quer compartilhar;
- Desvincule seu Switch da sua conta: ainda no eShop, vá até o seu perfil (no canto superior direito, onde mostra seu avatar) e desça até o final do menu. No local onde o aparelho está marcado como "primário", desmarque esta opção;
- IMPORTANTE: não apague sua conta!! Desvincule, mas mantenha as informações no console ou você perderá todos os seus dados (incluindo o progresso dos jogos). Preste muita atenção para não apagar tudo sem querer!!
- Desvincule o Switch do seu amigo: no console do outro usuário, repita o passo acima;
- Transforme o outro Switch em primário: no Switch do seu amigo, abra o eShop e faça login com a sua Nintendo Account. Você automaticamente será promovido a conta primária do dispositivo. No seu video game, conecte com a conta do seu amigo;
- Baixe os jogos: no eShop da sua conta no video game do seu amigo, baixe todos os jogos que quiser compartilhar. No seu Switch, baixe os jogos do seu amigo. Aguarde o download terminar;
- Divirta-se: pronto! Se quiser, você pode desvincular os consoles de ambas as contas e efetuar login com suas próprias contas em seus respectivos aparelhos. Assim sua Nintendo Account volta a ser a primária no seu Switch e o mesmo vale para o seu amigo (e ambas a conta e o console dele).
Configurar contas primárias e secundárias possibilita aos usuários compartilhar suas bibliotecas digitais com amigos e parentesFonte: Nintendo
Algumas observações
Nem é preciso dizer que compartilhar contas é uma das melhores formas de economizar e ter acesso a diversos jogos sem recorrer à pirataria. Com os jogos first-party custando cerca de R$ 300, jogar o Zelda ou Mario do seu amigo sem também precisar comprar o game vale muito a pena.
Mas tem um pequeno problema: você e seu amigo não podem jogar o mesmo jogo online ao mesmo tempo. Uma forma de burlar este empecilho é usar uma conta alternativa para jogar em vez de usar a conta usada para comprar o game em questão.
Além disso, o console secundário precisa estar sempre online para jogar os títulos compartilhados porque, quando um game é iniciado no Switch, o sistema faz uma verificação para saber se você pode ter acesso ao jogo.
Por limitações e verificações de sistema, não é possível jogar o mesmo game no modo multiplayer com as contas primária e secundária ao mesmo tempoFonte: Digital Trends
Outro problema relacionado ao compartilhamento de jogos se dá na hora do multiplayer local. Mesmo que os dois dispositivos estejam no mesmo ambiente físico, é impossível curtir os games compartilhados com amigos. O problema ocorre porque o console desliga o próprio modem na hora de habilitar o multiplayer local, impossibilitando o Switch secundário de permanecer conectado à internet.
Hora da diversão
Como você pode ver, o compartilhamento de games no console da Nintendo é muito simples. Todo o procedimento de configuração é rápido e descomplicado. O único problema real é precisar manter o Switch secundário sempre online, mas mesmo isto pode ser tirado de letra — principalmente para quem costuma jogar a maior parte do tempo em casa, onde geralmente sempre tem conexão wi-fi!
Fontes