Chefe da Square Enix diz que jogos japoneses não deveriam imitar ocidentais

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Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix, conversou recentemente com a divisão japonesa do Yahoo! numa nova entrevista. Durante a discussão, o executivo falou de maneira transparente e direta que não acredita na qualidade de jogos feitos no Japão que tentam imitar desenvolvedoras ocidentais, ou que são feitos pensando apenas no público estrangeiro.

"Mesmo que os japoneses imitem jogos ocidentais, eles não serão capazes de criar jogos bons. Os designs dos monstros e os efeitos visuais e de áudio serão todos, de alguma maneira, japoneses. E jogadores ao redor do mundo sabem que é isso que torna os jogos japoneses bons." - declarou Matsuda, em tradução livre.

O chefe da Square Enix reconhece que o mercado mundial é muito importante, mas ele acredita que esse senso de identidade e a possibilidade de ser reconhecido é o que valoriza os games de cada região. - "Mercados estrangeiros são importantes, mas não basta fazer um jogo pra eles. Se você não é reconhecido globalmente, você não consegue fazer negócios."

A declaração de Matsuda é especialmente interessante quando lembramos que o próximo grande título da Square Enix é Forspoken, um game que parece levar uma nova iorquina para um mundo que poderia pertencer a Final Fantasy. Enquanto as mecânicas e o jogo estão sendo desenvolvidos por japoneses, a história é de autoria de "gaijins", como Gary Whitta e Amy Hennig.

Vale lembrar ainda que este é o mesmo Yosuke Matsuda que comemorou o ano novo proclamando o forte interesse da Square Enix no metaverso e em NFT.

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Fontes

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