A Epic Games, desenvolvedora de Fortnite e do motor gráfico Unreal Engine, anunciou, nesta segunda-feira (4), o aplicativo RealityScan, que promete escanear um objeto no mundo real usando fotos para criar um objeto 3D.
O funcionamento é bastante simples: o usuário pode tirar uma série de fotos comuns de um objeto de sua escolha, usando um smartphone qualquer. O aplicativo usará as informações destas imagens para construir um modelo tridimensional do item, que então poderá ser exportado para um projeto, como um jogo, por exemplo.
O processo todo pode ser conferido no vídeo de divulgação da Epic Games, que mostra o aplicativo sendo usado para modelar uma cadeira, que é então usada em um projeto da Unreal Engine. Assista:
Como o aplicativo ainda está em fase beta, seu resultado não é tão satisfatório quanto o vídeo sugere, como nota o site The Verge, que testou o programa. Mesmo assim, o veículo nota que seu funcionamento simples é bastante promissor, dadas as condições certas e futuras melhorias.
Por enquanto, o RealityScan está em fase beta limitada, sendo que apenas os primeiros 10 mil usuários podem se cadastrar para testar o aplicativo. Se quiser tentar, basta ir ao site oficial para se registrar.
Uma versão de acesso antecipado também deve ser lançada para iOS na primavera norte-americana (entre março e junho), com uma versão para Android prevista para chegar ainda neste ano.
Fontes
Categorias