A guerra das aquisições parece estar longe de terminar. Se de um lado a Microsoft ainda parece firme em sua intenção de adicionar a Activision Blizzard aos estúdios do Xbox, do outro a Sony também está fazendo suas movimentações em busca de novos membros para a família PlayStation.
Durante participação no podcast oficial da gigante de games japonesa, Jim Ryan confirmou que sua empresa ainda tem outras aquisições de desenvolvedoras planejadas. Atualmente, a companhia já soma 18 estúdios first-party, incluindo as aquisições mais recentes de nomes como Bungie, Housemarque, Bluepoint e Haven.
Durante o podcast, Ryan, que atua como Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, afirmou que sua empresa está satisfeita com o desempenho do PlayStation Studios nos últimos anos. Além disso, segundo o executivo, "o sucesso crítico e comercial" dos jogos que seus estúdios vêm criando deu a eles "permissão para investir pesado na criação de conteúdo".
Para Ryan, o crescimento de seus estúdios tem sido tanto orgânico quanto feito por meio de aquisições. "Adquirimos cinco estúdios ao longo de 2021, estamos em discussões com a Bungie e temos muito mais planejado", revelou, adicionando ainda que "isto está nos levando a um ciclo virtuoso no qual sucesso gera sucesso".
O executivo também comentou sobre os novos planos da PlayStation Plus e a decisão de não adicionar títulos first-party ao catálogo do serviço no dia de seus lançamentos, como faz a Microsoft, sua rival, com o Xbox Game Pass. Para ele, seus jogos "estão ficando maiores, melhores e mais bonitos, mais ricos" e com narrativa mais forte, o que seria algo que os jogadores esperam da marca.
O CEO disse acreditar que adicionar seus principais títulos ao catálogo da PS Plus no dia de seus lançamentos "quebraria o ciclo virtuoso", impedindo o PlayStation de continuar investindo pesado em seus jogos. Por isso, ele afirma que sua empresa vai continuar seguindo o planejamento, mantendo o formato atual e "que tem nos servido bem há muitos anos".