Após anunciar a nova era da PS Plus, a Sony demitiu de cerca de 90 funcionários de sua divisão de games nos Estados Unidos. Os desligamentos foram todos relacionados aos setores norte-americanos de vendas e marketing do PlayStation.
A informação foi divulgada pelo jornalista Stephen Totillo, do site Axis, que revelou o encerramento da divisão de vendas responsável pelo contato direto com lojistas e comerciantes de mídias físicas. Dentre as principais responsabilidades dos colaboradores demitidos estavam atividades como visitar lojas físicas, divulgar os produtos da marca a lojistas e até mesmo ensinar sobre produtos e serviços PlayStation aos funcionários dos estabelecimentos.
De acordo com o site, também foram desligados empregados da área de marketing, também relacionada às atividades envolvendo lojas de mídias físicas, com os cortes de pessoal sendo rotulados pela empresa como sendo parte de uma "transformação global". Esta mudança parece ser fortemente influenciada pela mudança do cenário mundial em relação ao consumo de mídias digitais, impulsionada pela pandemia.
PlayStation didn't just close out Sony's fiscal year by buying a game studio and revising its subscription plan
— Stephen Totilo (@stephentotilo) March 31, 2022
It also just quietly laid off dozens of workers in its sales and marketing teams as part of a "global transformation" of how it does business https://t.co/TRXuap3T33
De acordo com o site de análise de mercado Statista, mais de 60% das vendas de jogos no PlayStation realizadas no final do ano passado foram negociadas diretamente com o consumidor por meio de mídias digitais. Com as vendas na PSN representando mais da metade do total da receita gerada no período, a nova estratégia da Sony parece ser a de pular o intermediário (no caso, as lojas de mídias físicas), focando seus esforços nos lançamentos digitais.
Ainda segundo o Axios, um dos funcionários demitidos afirmou que a Sony não ofereceu a possibilidade de os colaboradores afetados serem remanejados para outros times. Na verdade, os desligamentos teriam acontecido subitamente, sem aviso prévio. Até o momento, somente os escritórios do PlayStation nos Estados Unidos foram afetados pela mudança estratégica da empresa.
Fontes
Categorias