A Nintendo deve ter um batalhão tão grande de advogados que muitos deles acabam com tempo livre de sobra. Só isso explicaria o fato da empresa ter derrubado o guia do Super Mario 64 que estava disponível no Internet Archive, por "infração de copyright".
Sabemos que a Nintendo derrubando coisas que os fãs gostam por usar suas propriedades é a coisa mais comum do mundo, mas é interessante colocar este caso em perspectiva.
Fonte: Archive.org
O guia em questão foi lançado em 1996 apenas no Japão. Ele não está mais comercialmente disponível há décadas e é quase impossível de encontrar para comprar, mesmo na internet. Se você achar, vai ser de alguém revendendo, o que não geraria receita alguma para a Nintendo.
A versão digital estava disponível no Internet Archive em suas 152 páginas de maneira inteiramente gratuita sem gerar nenhum lucro direto para quem fez o upload ou para o site. A ideia é de arquivamento e preservação, como uma biblioteca.
De todo modo, a Nintendo achou por bem derrubar o guia. A empresa prefere que ninguém tenha acesso a esses arquivos, mesmo que eles caiam no esquecimento.
Poderíamos especular que a companhia vai aproveitar que viu todo esse interesse no guia pra fazer um relançamento dele, e por isso decidiu remover seus scans gratuitos da internet. Mas isso é um chute distante, o mais provável é que este é só mais um exemplo da Nintendo sendo a Nintendo.
Fontes
Categorias