A Federação Internacional de Futebol (FIFA) fará uma série de jogos eletrônicos de futebol após a Electronic Arts (EA) desistir de usar o nome da entidade em seus games. A informação foi divulgada pelo insider Jeff Grubb.
Grubb falou em seu podcast GiantBomb que a associação que comanda o futebol atualizou sua marca registrada e incluiu video games na propriedade. Com isso, a federação estaria trabalhando para desenvolver seu próprio produto.
O insider ressaltou que apesar da intenção, a entidade ainda não se associou a nenhuma desenvolvedora para levar o legado do nome “FIFA” adiante. Como a federação não se pronunciou, o assunto deve ser tratado como rumor.
EA Sports FC
Além de falar sobre essa novidade, Jeff Grubb comentou que a Electronic Arts (EA) realmente chamará seu novo jogo de futebol de EA Sports Football Club (ou EA Sports FC). O insider afirmou que essa marca já está registrada.
A “confusão” entre FIFA e EA teria começado porque a organizadora do futebol do mundo real estaria cobrando US$ 2,5 bilhões para renovar a licença da franquia. O valor é considerado alto pela EA e, por isso, a desenvolvedora cogita não renovar o contrato.
Andrew Wilson, CEO da EA, chegou a dizer para funcionários que o rompimento não trará grandes prejuízos para a franquia de games. O executivo avaliou que os anos de parceria com a entidade máxima do futebol foram positivos, mas acabaram atrasando a evolução do jogo.