Em entrevista durante a GDC nesta quarta-feira (23), Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, afirmou que os jogos não precisam estar obrigatoriamente no catálogo do Game Pass para serem viáveis nas plataformas Xbox. Segundo o executivo, a empresa seguirá apoiando todos os tipos de modelos de negócios, desde varejo a serviços de assinaturas e títulos gratuitos para jogar.
"Também quero esclarecer às pessoas que para nós, no Xbox, não existe um modelo de negócio que vencerá. Frequentemente somos questionados pelos desenvolvedores, 'se não estou no serviço de assinatura, eu não sou viável no Xbox?', e isso simplesmente não é verdade", afirmou Spencer.
Ainda de acordo com Spencer, a Microsoft está de olho no varejo e nas pessoas que vendem e compram jogos. Ele acredita que a diversidade de modelos de negócio tem sido a principal diferença da Microsoft Gaming na indústria. "[O varejo] é uma parte importante da nossa declaração de ganhos e perdas, vocês sabem disso. É algo no qual investimos recursos para permitir que nossos criadores de jogos realizem um trabalho fantástico ali", acrescentou.
É inegável que essa perspectiva, ainda que equivocada segundo Spencer, se deve aos grandes investimentos que a Microsoft tem feito no serviço de assinatura, que estreou em 2017 e já registra mais de 25 milhões de assinantes no mundo todo. O catálogo, além de conceder acesso aos jogos dos estúdios da Microsoft já a partir do dia do lançamento, também recebe grandes surpresas de estúdios parceiros — como foi o caso de Marvel’s Guardians of the Galaxy.
Em junho do ano passado, quando o Xbox Series X e S foram confirmados como os consoles que mais venderam rapidamente na história da Microsoft, o CEO Satsya Nadella enalteceu o desempenho do serviço de assinatura. “O Game Pass está crescendo rapidamente e transformando como as pessoas descobrem, se conectam e jogam games”, afirmou Nadella. "Os assinantes jogam aproximadamente 40% mais títulos e gastam 50% mais que os não–membros”, revelou.
Segundo um levantamento do VGChartz, estima-se que o Xbox Series X e S registram um total de 13,23 milhões de unidades vendidas mundialmente. Esse número nunca foi confirmado pela Microsoft, no entanto. Por sua vez, o Xbox One registra um total de 50,56 milhões de unidades vendidas ainda segundo a apuração.
Além da assinatura comum do Xbox Game Pass, que custa R$ 29,99 ao mês, os jogadores têm a opção do Xbox Game Pass Ultimate, cujo primeiro mês custa apenas R$ 5,00. O preço comum, no entanto, é R$ 39,99 mensais.
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