Durante a Games Developer Conference 2022, a AMD confirmou que a segunda geração da sua tecnologia de upsampling, a FidelityFX Super Resolution 2.0 (FSR 2.0), será "completamente suportada" em kits de desenvolvimento para Xbox. Ou seja, desenvolvedores poderão usar a técnica para melhorar as taxas de quadros por segundo dos seus jogos nas plataformas da Microsoft.
A Radeon confirmou o anúncio no Twitter.Fonte: Twitter
Upsampling, no contexto de computação gráfica, consiste em pegar uma imagem de uma certa resolução e, através de alguma técnica, atingir resoluções mais altas sem a necessidade de rodá-la nativamente nesta contagem de pixel mais alta, portanto economizando performance. Há muitas formas de alcançar esse objetivo, e a qualidade dos resultados varia de acordo. O DLSS 2.0 (da Nvidia) é o principal competidor do FSR, que opera em um princípio completamente diferente.
Comparação de Deathloop rodando com sem FSR (esquerda), com FSR 1.0 (centro) e com FSR 2.0 (direita). Clique aqui para conferir a imagem na resolução original.Fonte: IGN
Em comparação com a versão 1.0, a FSR 2.0 promete oferecer taxas de quadros melhores em todo os seus quatro modos (Ultra Quality, Quality, Balanced e Performance). A tecnologia estará disponível no segundo trimestre desse ano e pode ser uma boa notícia para os donos de Xbox.
Durante a GDC 2022, a AMD ainda anunciou o que chamou de Radeon Super Resolution (RSR). para PCs. A ideia do RSR é transformar o FidelityFX Super Resolution em um driver, de forma que o usuário possa ativar a tecnologia até mesmo em jogos que não têm suporte nativo. Entretanto, o RSR só estará disponível para GPUs da série Radeon RX 5000 ou mais recentes.
Fontes
Categorias