O gabinete gamer é o componente central de um PC para jogos e determina não apenas o desempenho de alguns dos títulos mais queridos pela comunidade, como também permite que o computador funcione com maior eficiência.
Muito além de uma carcaça, o componente possui especificações que se ajustam com todo tipo de peça e que operam com um espaço predeterminado, permitindo melhor fluxo de ar, mais área para fiação, alocação de peças mais robustas e exigentes.
Confira abaixo o que deve ser levado em consideração antes de adquirir um gabinete gamer.
Tamanho
(Fonte: Corsair / Reprodução)Fonte: Corsair
Além de ser compatível com o setup e se ajustar de acordo com o espaço disponibilizado pelo jogador, o gabinete deve possuir entradas suficientes para receber os upgrades necessários. Vale a pena lembrar que mais áreas abertas dentro do componente e nas tampas permitem uma melhor circulação de ar, aliviando a capacidade dos ventiladores em manter o equilíbrio na temperatura do computador.
Compatibilidade com placa-mãe
Uma das limitações mais importantes dos gabinetes é a compatibilidade com a placa-mãe, visto que cada modelo é capaz de receber um chip a partir do processador que está sendo utilizado pela máquina.
Dessa forma, é importante revisar inúmeras vezes o sistema de peças que está sendo instalado, pois sua interdependência de posição e composição define o melhor funcionamento do conjunto.
Sistema de resfriamento
Dependo da posição dos componentes e de sua compatibilidade, o computador pode apresentar maior ou menor acúmulo de calor, e aliar coolers, ventiladores, radiadores e dutos que favoreçam a troca de ar no gabinete pode otimizar significativamente o desempenho geral do PC.
(Fonte: Corsair / Reprodução)Fonte: Corsair
Além disso, consumidores com maior poder aquisitivo podem procurar gabinetes que recebam Water Cooler, um avançado sistema de refrigeração à base de água. Esse modelo se junta a radiadores grandes e exige um maior trabalho na hora de dividir os locais de instalação das peças.
Tipos de conexões
Tradicionalmente, gabinetes possuem conexões padrão de entradas USB e fones de ouvido. Sendo assim, escolher modelos compatíveis com USB 3.0 e com placas-mãe capazes de suportar várias entradas e modelos de mídias externas mais recentes facilita processos plug-and-play, permitindo uma maior variedade sem necessariamente sacrificar o custo-benefício.
Design
(Fonte: Redragon / Reprodução)Fonte: Redragon
Adquirir um gabinete que faça jus à identidade visual do setup é uma etapa obrigatória na escolha dos componentes. Apesar da maioria dos gabinetes apresentarem propostas futuristas e serem dotados de iluminação RGB, a possibilidade de customizar e de posicionar as fontes de luz em pontos específicos da peça pode contribuir com um cenário mais elegante e que combine com o restante dos equipamentos.
Dicas de gabinete gamer
Gabinete gamer Fortrek Cruiser
Gabinete Gamer Fortrek Cruiser
Acompanha três Coolers RGB frontais de 120 mm, suporta placas de vídeo até 315mm de altura e possui painel luzes RGB.
Projetado com painel frontal em malha e espaço para melhor circulação de ar, o gabinete Fortrek Cruiser contém câmara dupla e acomodação para 3 ventoinhas RGB fixas de 12 cm na frente, 2 superiores de 12 e 24 cm e 1 traseira de 12 cm.
O modelo permite a instalação de resfriamento líquido em todas as dimensões, sendo compatível com placa-mãe de conexão AURA 5V (3 pin) ou hub para adaptação, entradas multimídia, 3 USBs e até 3 radiadores. O componente vem com filtro antipoeira e evita o acúmulo de partículas
Gabinete gamer Redragon Grapple RGB
Gabinete Gamer Redragon Grapple RGB
O Grapple alia um design notório junto a um desempenho exemplar graças ao seu espaçamento inteligente no painel frontal. Experimente um Cable Management fácil, prático e muito efetivo para montagem de um setup mais clean. Total compatibilidade com placas mão Mini ITX, Micro ATX e ATM. Slot para conexão de 2HDD e 4SSD além de 7 slots de expansão PCI, o Grapple esbanja espaço interno para uma montagem sem aperto.
O Grapple White é um gabinete em formato mid que permite o armazenamento de placas-mãe Mini ATX, Micro ATX e ATX, 2 HDDs 3,5" e 4 HDDs ou SSDs 2,5", 7 Slots PCI e fans com topo 2x120mm ou 2x140mm, frente 3x120 e traseira 1x120mm.
O modelo também inclui botão de ligar e reset, 1 USB 3.0 e 2 USB 2.0, conexões para fone e microfone P2 e controle dos modos de iluminação no painel frontal..
Gabinete gamer Aerocool Mini Tower RGB
Gabinete Gamer Aerecool Mini Tower RGB
Vem com um painel lateral de acrílico completo para mostrar o interior do seu equipamento. O interruptor de controle LED, convenientemente localizado, permite-lhe ajustar os seus efeitos de iluminação de acordo com o seu estilo e ambiente únicos. Suporte de ventilador VGA fornece resfriamento adicional para sua placa gráfica.
Com painel frontal em ABS e lateral em acrílico, o gabinete Mini Tower da Aerocool permite visualização total dos componentes, exibindo iluminação RGB com 13 modos para total personalização do usuário. O modelo é compatível com coolers de CPU de até 147 mm, 3 dutos de refrigeração — 2 de 120 mm na frente e 1 de 80 mm ou 90 mm na traseira —, fonte padrão ATX, placa-mãe Micro ATX/mini-ITX e GPUs de até 300 mm.
Além disso, o gabinete conta com uma unidade USB 3.0 e uma 2.0, botão de efeito LED, tecla de liga/desliga, microfone, headset e abertura para até 4 slots de expansão.
Gabinete gamer Corsair Carbide 275R
Gabinete Gamer Corsair Carbide 275R
Construção fácil com layout interno simples e intuitivo, com opções de resfriamento versáteis com espaço para várias configurações de radiador, e bandejas de acionamento de aço de construção robusta fornecem amplo espaço de armazenamento.
O gabinete Carbide da Corsair vem com iluminação suave nas bordas e permite o acoplamento de até seis ventoinhas de resfriamento ou três radiadores, contando com amplo espaço de armazenamento onde é possível colocar 2 HDDs de 3,5" e 4 SSDs de 2,5".
O Carbide 275R também inclui 7 slots de expansão, 2 conexões USB 3.0 e uma entrada de áudio e microfone, além de compatibilidade com placa-mãe Mini-ITX, MicroATX ou ATX, e GPU com comprimento máximo da GPU 370 mm.
Categorias