A história dos videogames guarda um lugar especial para o Atari, o console criado em 1977 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, que fundaram uma empresa de games que, até os anos 80, reinou absoluta dentro do mundo dos jogos eletrônicos.
A geração que jogou bastante o Atari está hoje na casa dos 40 e 50 anos, e lembra com muito carinho das mais de centenas de jogos que foram lançados. Preparamos uma lista especial com os 18 melhores games do console para matar um pouco a saudade.
1. Pac-Man (1982)
Pac-Man é simplesmente o jogo mais famoso de Atari: vendeu mais 7 milhões de cartuchos. Embora toda sua fama seja contestada por algumas pessoas (que acham que há games melhores na história deste console), este é um jogo que funciona bem pois consegue ser simples, mas divertido. Basicamente, você comanda um boneco chamado Pac-Man, que circula sem parar em um labirinto enquanto come pastilhas e foge de inimigos. Foi um sucesso nos fliperamas e foi um sucesso absoluto no Atari.
2. Enduro (1983)
No Brasil, em determinada época este jogo de corrida de carros vinha junto com a compra do console. Por isso, Enduro se tornou conhecidíssimo. Sua mecânica era muito arrojada: você dirigia um carro e precisava ultrapassar seus oponentes, enquanto a pista e o tempo variavam. Era preciso atravessar a neve, que deixava a pista escorregadia, enfrentar o tempo nublado, pilotar à noite, o que tirava a visibilidade, dentre outros desafios.
3. River Raid (1982)
River Raid é o primeiro jogo da Atari em estilo vertical shooter - ou seja, trata-se de um jogo de tiro com comando vertical, ao invés de horizontal. No game, o jogador pilota um avião de guerra, e precisa atravessar rios e campos atirando em tudo que aparece: outros aviões, barcos, pontes, casas. Além disso, era preciso abastecer a máquina durante o voo para não cair. Vendeu mais de 1 milhão de cartuchos.
4. Space Invaders (1978)
Space Invaders é mais um jogo que entra no ranking dos mais famosos do Atari. Trata-se de um game de tiro em que uma nave enfrenta alienígenas, que vão se tornando cada vez mais difíceis à medida que as fases avançam. Este também é mais um caso de jogo que surgiu para arcade e acabou sendo lançado depois no console.
5. Pitfall! (1982)
Pitfall! é nada menos que o segundo jogo mais vendido da história da Atari (fica atrás apenas de Pac-Man). Nele, um homenzinho precisa atravessar uma floresta enquanto coleta tesouros, enquanto enfrenta vários empecilhos da vida selvagem - como troncos que rolam em sua direção, escorpiões e jacarés. Dava ainda para pular em um cipó e gritar igual ao Tarzan. Um clássico absoluto.
6. Megamania (1982)
Megamania ia na cola do sucesso de Space Invaders e trazia uma navezinha que precisava destruir altas ondas de objetos voadres (alienígenas?) bem diferentes, como hambúrgueres e gravatas-borboleta. Tudo isso num curto espaço de tempo, o que tornava o jogo mais difícil e divertido.
7. Keystone Kapers (1983)
O divertidíssimo jogo da polícia e do ladrão. Keystone Kapers era bem arrojado e impressiona até hoje. Nele, comandamos um policial que corre atrás de um ladrão fugitivo (de roupinha listrada e tudo!) que tenta escapar de um prédio de três andares. Cada vez que ele é pego, você passa uma fase. Mas o mais incrível era que o jogo tinha mecanismos como escadas rolantes e até um elevador.
8. Bobby is going home (1983)
Mais um sucesso do console. Neste jogo estilo plataforma (da mesma forma que Pitfall!), um menininho que mais parece um duende precisa atravessar obstáculos (incluindo morcegos, borboletas, patos, pontes quebradas) para enfim chegar na sua casa. A musiquinha na trilha sonora se tornou um clássico.
9. Sneak'n peek (1982)
E que tal a clássica brincadeira de esconde-esconde dentro do videogame? Sneak'n peak trazia isso: uma casa em que você podia se esconder para que um amigo o encontrasse. Além disso, a brincadeira era interativa: você podia jogar com um amigo em casa. Bastava que ele saísse da sala enquanto você se escondia.
10. Seaquest (1983)
Aqui temos um jogo de Atari com uma excelente jogabilidade. Em Seaquest, você passa a comandar um submarino que afunda para dentro do mar para resgatar mergulhadores. Enquanto isso, precisa atirar e desviar de piranhas, tubarões e outros animais. Além disso, é preciso administrar a quantidade de oxigênio - caso contrário, o submarino afundava.
11. Halloween (1983)
E o Atari teve até um jogo de terror! Halloween era baseado no filme homônimo, de 1978, e você encarnava Laurie Strode, a mocinha da película. O objetivo é salvar as crianças presentes em uma casa do ataque do maníaco Michael Myers, que persegue os presentes com uma faca. Caso ele te alcance, você é decapitado, e jorra sangue para todo lado.
12. Kung Fu Master (1987)
Um belo joguinho de luta, com personagens bem desenvolvidos, se considerarmos a tecnologia da época. Kung Fu Master é um dos primeiros games estilo beat'em up (aquele tipo de jogo de luta em que um boneco enfrenta hordas de inimigos ao mesmo tempo). Aqui, um lutador enfrenta vários inimigos para conseguir encontrar sua namorada, que foi sequestrada.
13. Chopper Comand (1982)
O Atari também trouxe às crianças a experiência de pilotar um helicóptero. Chopper Comand é um preferido de muita gente. Nele, um helicóptero atravessa o que parece ser um deserto, enquanto protege um comboio de caminhões de ataques inimigos.
14. Pressure Cooker (1983)
Certamente aqui estamos diante de um dos jogos mais maravilhosos de Atari. Em Pressure Cooker, incorporávamos um cozinheiro que precisava montar receitas de acordo com o que era pedido pelos clientes. Era preciso ser rápido para coletar os ingredientes e levá-los até a massa, além de devolver para a caixa os ingredientes errados.
15. Jungle Hunt (1982)
Jungle Hunt conta a história de um aventureiro que precisa resgatar sua mulher, que foi sequestrada por nativos de uma floresta. Para isso, ele enfrenta um verdadeiro triatlo: precisa corres desviando de pedras, pular de cipó em cipó e desviar de jacarés num mergulho. É considerado um dos melhores jogos de aventura do Atari.
16. Frogger (1981)
O famoso "jogo do sapinho", em que você tem direcionar simpáticos anfíbios para a sua casa. Para isso, eles precisam desviar de carros em uma rua e atravessar um rio cheio de ameaças. Frogger é mais um sucesso do Atari e vendeu milhões de cópias no mundo todo.
17. Montezuma's Revenge (1983)
Há quem considere Montezuma's Revenge o melhor jogo de Atari de todos os tempos. Aqui, você comanda Panama Joe, um aventureiro que precisa encontrar o tesouro de Montezuma. Para isso, é necessário passar por muitos obstáculos e percorrer acessos como escadas, matar inimigos com uma espada, além de outros empecilhos. A qualidade desse game se deve aos seus gráficos muito arrojoados para a época e pelo tamanho do jogo, composto por mais de 60 salas.
18. H.E.R.O. (1984)
Por fim, um último clássico absoluto deste console. H.E.R.O significa Helicopter Emergency Rescue Operations - em português, Operação de Resgate de Emergência de Helicóptero. Neste joguinho, você é um bombeiro de uma operação e usa uma mochila-helicóptero para se enfiar em cavernas (o personagem vai descendo verticalmente, em um efeito novo dos games) onde deve resgatar trabalhadores que ficaram presos. Infelizmente, o jogo foi lançado no ano em que a Atari faliu, e por isso H.E.R.O. não fez tanto sucesso. Mas quem lembra dele, sabe que era muito bom.
Fontes
Categorias