Jair Bolsonaro, o atual presidente do Brasil, está novamente tentando apelar para os jovens eleitores jogadores de videogame com a promessa de fazer mais cortes nos Impostos sobre Produtos Industrializados (ou IPI), um dos vários fatores que ditam o preço dos videogames por aqui.
Nas suas tradicionais lives feitas para o núcleo duro de apoiadores do governo, ontem (10) Jair afirmou, acompanhado pela atual Secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, que "já cortamos em 10 pontos porcentuais o IPI dos games, a molecada gostou e tem espaço para cortar mais. Então está resolvido!"
. Live de toda quinta-feira (20/03/2022) - Assuntos da Semana / PR Jair Bolsonaro. https://t.co/2xPjZ8TUl6
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 10, 2022
Vale sempre lembrar que, antes de sua eleição, Bolsonaro mantinha em sua postura pública constantes ataques aos videogames. Nos últimos anos, entretanto, ele se aproximou de influenciadores e jogadores como FalleN para tentar melhorar um pouco a sua imagem com o eleitorado mais jovem:
"Por exemplo, "videosgame". É um crime videogame. Você tem que coibir o máximo possível. Não aprende nada"
— Desmentindo Bolsonaro (@desmentindobozo) March 9, 2022
Não deixem reviver esse vídeo de 2013 do presidente Bolsonaro. Fiquei sabendo que o Carluxo não gosta. pic.twitter.com/eHwFdNB5n5
Apesar da alta no preço dos combustíveis e alimentos, além do dólar elevado que encarece a importação dos próprios videogames, o governo sistematicamente tenta acenar para os jogadores através do IPI. Em agosto de 2021, as produtoras chegaram a anunciar uma queda no preço dos consoles alegando que isso só foi possível graças às reduções desse imposto, mas aqui no Voxel nós discutimos esse tema a fundo no programa Papo da Redação:
E você, o que acha dessas medidas? Está sentindo que o seu poder de compra melhorou ao longo do atual governo? Acha que a redução de IPI está conseguindo baratear os seus jogos e consoles? Comente a seguir!
Fontes