Anualmente o Metacritic faz sua lista de melhores produtoras do ano, baseando-se nas pontuações dos jogos lançados pelas produtoras durante o período. A Microsoft emplacou a primeira posição do ranking para 2021 - confira as dez melhores abaixo:
- Microsoft - média de 87,4
- Sony - média de 81,3
- Humble Games - média de 80,9
- Activision Blizzard - média de 80,6
- Bethesda - média de 80,2
- Capcom - média de 80,6
- Bandai Namco - média de 78,5
- Sega - média de 77,6
- EA - média de 78,3
- 505 Games - média de 75,7
A média depois dos nomes das produtoras vem das notas dos jogos lançados por elas ao longo de 2021. Mas esse número não determina sozinho a posição da empresa no ranking, e é por isso que algumas produtoras com médias maiores às vezes ficam numa posição abaixo de uma com nota melhor.
Outros aspectos que contam pontos para o posicionamento de uma produtora no ranking é o número de jogos com notas menores do que 49 nas reviews (impactando negativamente) e jogos considerados "ótimos", com notas acima dos 90 (impactando positivamente).
A Microsoft emplacou a primeira posição do ranking de 2021 sendo a primeira produtora a conquistar uma média acima dos 85 desde que a o Metacritic começou a fazer essa lista. A empresa também emplacou três títulos diferentes considerados "ótimos" (acima dos 90 pontos), com Forza Horizon 5, Psychonauts 2 e o Microsoft Flight Simulator.
Fontes