A Capcom se envolveu em uma nova polêmica nesta última segunda-feira (28) com a publicação de novas diretrizes para torneios de Street Fighter promovidos pela comunidade competitiva. As novas regras, que se aplicam às Américas, Europa, Oriente Médio e África, preveem que todos os organizadores busquem uma licença da Capcom de acordo com o tamanho do evento e sigam uma série de exigências que afetam diretamente o teto de premiação, patrocinadores envolvidos e até mesmo local de realização, que não deve ser associado a produtos para maiores de idade, como bebidas alcoólicas.
Através do Twitter, a comunidade de jogos de luta, conhecida também como FGC, reagiu prontamente contra as novas exigências. Entre as principais críticas está a necessidade de comunicar, com antecedência, a premiação do evento. Há, ainda, um guia de padronização para que os eventos sejam divulgados sem sugerir qualquer tipo de apoio ou envolvimento oficial da Capcom.
Calling all tournament organisers! Check out our new Community License Agreement for running events with Street Fighter V Champion Edition. It covers everything you need to know in one easy to reference space.
— Capcom Fighters (@CapcomFighters) February 28, 2022
Apply here https://t.co/VgxYBgO2z6
Falando com exclusividade ao Voxel, Whesley “Ryoran” Bueno, streamer e organizador do circuito BR Kumite, explicou que apenas eventos consolidados, como EVO e CEO, conseguem comunicar a premiação antecipadamente. “Para torneios amadores, de comunidade, a gente geralmente não sabe quantas pessoas vão comparecer e nem temos patrocínios gigantescos. Só se sabe quanto vai premiar justamente no dia do evento”, diz o organizador.
Além disso, Ryoran também explica como o veto de patrocinadores afeta diretamente o Brasil. “No nosso país, a comunidade de SF é patrocinada principalmente por uma marca de bebidas alcoólicas e a maioria dos eventos presenciais acontece em bares. Ou seja, a gente perde o maior patrocinador e vários torneios teriam que buscar um novo lugar”, complementou.
Com a má recepção, a empresa explicou que as novas licenças têm o objetivo de facilitar a realização de eventos e acelerar suas aprovações, "com regras mais claras e que encorajam ambientes seguros". Ela também afirmou que está revisando o feedback e trará novidades em breve.
Esses passos da Capcom acontecem logo após o anúncio oficial de Street Fighter 6. Em nota à imprensa, a marca afirmou que o jogo promete "elevar o gênero de jogos de luta a um novo nível nos eSports", e as novas licenças podem ter relação com isso.
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