O diretor de jogos Hidetaka Miyazaki, conhecido por ser o "pai" do gênero Soulslike, deu uma longa e rara entrevista ao site The New Yorker na última sexta-feira (25). E um dos principais temas da conversa foi justamente a dificuldade dos jogos dirigidos por ele.
“Eu me arrependo de quem sente que há muito o que superar em meus jogos”, disse. “Eu só quero que o maior número possível de jogadores experimente a alegria que vem de superar as dificuldades”, acrescentou.
Apesar de reconhecer que a dificuldade em suas produções é completamente proposital e tem um objetivo, o diretor confessou que pessoalmente nunca foi muito com o controle nas mãos. O também presidente da From Software contou que morre muito nos games e que por isso suas produções tentam dar um sentido à morte, tudo para que ela seja mais que um mero fracasso de percurso.
“Morte e renascimento, tentar e superar — queremos que esse ciclo seja agradável. Na vida, a morte é uma coisa horrível. No jogo, pode ser outra coisa”, argumentou.
História pessoal
Tendo vivido uma infância pobre em Shizuoka, cidade localizada a 160 km de Tóquio, Miyazaki não tinha dinheiro para comprar livros e por isso pegava as obras emprestadas em bibliotecas. As dificuldades persistiram enquanto ele era um jovem adulto, sendo que ele chegou a aceitar um trabalho em uma empresa de TI norte-americana somente para pagar a faculdade da irmã mais nova.
“Eu não diria que minha história de vida, para colocar em termos grandiosos, afetou a maneira como faço jogos”. “Uma maneira mais precisa de olhar para isso é a resolução de problemas. Todos nós enfrentamos problemas em nossas vidas. Encontrar respostas é sempre uma coisa satisfatória. Mas na vida, você sabe, não há muito que nos dê esses sentimentos prontamente”.
Miyazaki rechaçou, inclusive, a possibilidade de novos títulos da série Dark Souls ou um possível novo Bloodborne serem mais fáceis. “Estamos sempre procurando melhorar, mas, especificamente em nossos jogos, a dificuldade é o que dá sentido à experiência. Portanto, não é algo que estamos dispostos a abandonar no momento. É a nossa identidade”.
Sobre Elden Ring
O projeto mais recente do diretor e da From Software é Elden Ring, que foi lançado para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC na semana passada. Miyazaki afirmou que o jogo tem uma proposta um pouco diferente dos Soulslike anteriores, tendo mais mecanismos para que o jogador sinta que a vitória é uma “façanha alcançável”.
No final, o já renomado nome da indústria elogiou o trabalho de George R.R. Martin para a From Software, mas fez questão de deixar claro que o criador das Crônicas de Gelo e Fogo só criou a história do plano de fundo das Terras Intermédias e não os eventos que acontecem durante a trama recorrente.
“Se [Martin] tivesse escrito a história do jogo, eu ficaria preocupado que tivéssemos que nos desviar dela. Eu queria que ele pudesse escrever livremente e não se sentisse restringido por alguma mecânica obscura que poderia ter que mudar no desenvolvimento”, explicou.
E aí, o que você está achando de Elden Ring? Você gosta do trabalho de Hidetaka Miyazaki? Deixe o seu comentário abaixo!
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