Na última segunda-feira (15), a CD Projekt Red lançou a atualização 1.5 de Cyberpunk 77, que adicionou versões nativas para PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S. Como sempre, muitos correram para fazer comparações visuais. Mas, considerando o péssimo estado do jogo no lançamento para PlayStation 4 e para Xbox One, é ainda mais interessante ver como ele roda nas novas plataformas.
O canal ElAnalistaDeBits publicou um vídeo justamente com uma dessas comparações, focando apenas na nova geração. Primeiro, é preciso fazer uma divisão: as versões de PS5 e Series X têm dois modos visuais (performance e ray-tracing), enquando que a de Series S só tem um modo visual (sem ray-tracing).
/p>
Tanto o PS5 quando o Series X operam em uma resolução de 1440p (2560 por 1440 pixels), nos dois modos. A CD Projekt Red diz que se trata de "4K dinâmico", o que significa que a resolução mudaria de acordo com o que está acontecendo, mas a análise diz que a marca de 1440p é encontrada em todas as áreas testadas. No caso do Series S, a própria desenvolvedora diz que a resolução é 1440p e isso é confirmado nos testes.
Em termos de performance, todos os consoles atingem suas marcas sem quedas notáveis. O modo performance roda a 60 quadros por segundo estáveis na plataforma da Sony e no Series X, enquanto que o modo Ray-Tracing também atinge seu objetivo (30 quadros por segundo) de forma estável. 30 quadros por segundo também é objetivo na versão de Series S, que também atinge a marca sem problemas.
Quedas na taxa de quadros por segundo podem ocorrer, porém são muito raras.Fonte: ElAnalistaDeBits (YouTube)
É importante notar que o Ray-Tracing das versões de consoles é diferente. Nos consoles, a técnica é usada exclusivamente para melhorar a qualidade de sombras em certos contextos; no PC, ela é usada também para reflexões, iluminação global e outras sombras. Porém, ainda que não se beneficiem de Ray-Tracing, as reflexões nas versões de consoles ainda assim foram melhoradas.
A descrição do vídeo ainda traz alguns comentários mais gerais sobre o jogo nas plataformas da nova geração, falando que as mudanças mais notáveis estão nos shaders e na iluminação. Também houve uma redução significativa de pop-in (objetos aparecendo subitamente na tela).
As conclusões do criador do vídeo são que as melhorias são agradáveis, ainda que mais pudesse ter sido feito, e que o jogo está mais "sólido" nas diferentes plataformas. Ainda são feitas algumas comparações com a versão de PC no Ultra que (obviamente) ainda é superior.
- Compre o Jogo Cyberpunk 2077, Xbox One
- Compre o Jogo Cyberpunk 2077, PlayStation 4
Categorias