O canal "GilvaSunner" decidiu encerrar sua conta no YouTube após receber mais de 4 mil notificações por violação de direitos autorais da Nintendo. Além dos strikes da plataforma, o perfil com quase meio milhão de inscritos que produzia conteúdo com músicas de jogos da Big N revelou que também recebeu diversos alertas de bloqueios e remoção de seus vídeos ao longo dos anos.
“Depois de pensar muito sobre isso nos últimos dias, decidi que neste momento não vale a pena manter o canal por mais tempo e, portanto, vou removê-lo (ou o que resta dele) do YouTube na sexta-feira", afirmou. "Existem muitas opiniões diferentes sobre o que está acontecendo e está tudo bem! Eu consigo entender praticamente todos os lados”, escreveu no Twitter.
Hi everyone, after the 1300 copyright blocks from Nintendo a few days ago, the YT channel received another 2200 blocks today (with likely many more to follow).
— GilvaSunner (@GilvaSunner) February 1, 2022
“Sei que é decepcionante para muitos de vocês lerem isso, mas espero que vocês possam respeitar minha decisão de querer seguir em frente neste momento. Quero agradecer pelos mais de 11 anos de apoio (ou mais, se você me seguiu antes desta conta) e pelas muitas mensagens legais compartilhadas comigo”, completou.
O uso de trilha sonora e até mesmo imagens contínuas de jogos é alvo de muita discussão na comunidade. Algumas marcas, em especial a Nintendo, possuem um histórico de requisitar ao YouTube a desativação de perfis por esse motivo. Contudo, o uso de músicas de games não é totalmente proibido pela empresa, desde que esteja alinhado com diretrizes definidas para sua reprodução.
Fontes