A Ubisoft foi uma das primeiras empresas a mergulhar de cabeça no mundo dos NFTs com o anúncio de sua nova plataforma Quartz. A iniciativa foi recebida com tanto desdém pelos jogadores que a produtora foi obrigada a tirar seu primeiro trailer para o Quartz do ar. Só o vídeo, não a plataforma. A Ubisoft ainda acredita totalmente em NFTs e são os jogadores que ainda "não entendem" as vantagens, segundo ela.
Ubisoft's man in charge of their NFT project Quartz says that the negative reaction was expected and explains that players just don't understand it
— Nibel (@Nibellion) January 28, 2022
"We know it's not an easy concept to grasp"
Ubisoft will also continue with their NFTs planshttps://t.co/8VcRclbonn pic.twitter.com/9Vxpt0LCFf
Nicolas Pouard é vice-presidente do laboratório de inovações da Ubisoft e, basicamente, o executivo encarregado da plataforma Quartz e dos planos da produtora com NFT. Ele foi entrevistado recentemente pelo Finder, onde lhe foi dado espaço para defender os planos da empresa com a tecnologia.
"Eu acho que os jogadores não entendem o que o mercado digital secundário pode trazer para eles." - declarou Pouard na entrevista. "O objetivo final é dar aos jogadores a oportunidade de revender seus itens depois que eles terminaram de usar ou depois que eles terminaram de jogar o game em si."
O executivo destaca: "Então, realmente, é pra eles. É realmente benéfico. Mas eles não entendem por enquanto".
O argumento de "você que não entende" é o mais comum dos entusiastas de NFT para qualquer crítica contra a tecnologia. Então não surpreende que a Ubisoft também use, mesmo quando jogadores já citam exemplos de mercados digitais secundários que existem há anos no mundo dos games, sendo o do Counter-Strike um dos mais notórios.
Enquanto a produtora destaca que a iniciativa do Quartz é "realmente para os jogadores", vale lembrar também que a plataforma vai permitir que a produtora receba dinheiro por um mesmo item inúmeras vezes, já que a cada revenda entre jogadores, a companhia pega uma porcentagem do valor.