A nova geração do headset de realidade virtual da Sony deve trazer uma evolução exponencial em seu display, não apenas em relação à geração passada, mas também comparando-se aos concorrentes. É isso que afirma um vazamento recente que diz que o PSVR2 vai contar com duas telas de 2000 x 2040 pixels cada, oferecendo uma densidade de 800 PPI por olho.
As we published today in the DSCC Weekly Review, the Sony PSVR2 will have over 800 PPI resolution per eye with two 2000 x 2040 panels, up from 5.7" 1920 x 1080 with 386 PPI in the PSVR for both eyes. Big improvement. State of the art direct view OLED resolution.
— Ross Young (@DSCCRoss) January 24, 2022
Se os dados do tweet estiverem corretos, mal dá pra comparar com a primeira geração do PSVR, que oferecia uma única tela de 1920 x 1080p para os dois olhos, resultando em 386 PPI por olho. O tweet também diz que o PSVR2 tem um OLED direct view com tecnologia de ponta.
A densidade de pixels por olho é bastante importante quando o usuário usa a tela presa a poucos centímetros de distância de seus olhos, eliminando o screendoor effect (resumindo, algo que pode trazer estranheza e mal-estar ao jogador). A resolução tão melhor da nova geração do headset certamente resulta também do fato dele ter sido feito para o PS5, enquanto o primeiro PSVR estava amarrado ao hardware mais fraco da geração anterior de consoles.
A resolução prometida pelo vazamento não é apenas muito maior que a geração passada do PSVR2, mas também supera um de seus principais concorrentes mais populares, o Oculus Quest 2. O headset da Oculus - que agora pertence ao Facebook - oferece uma resolução de 1832 x 1920p, resultando em uma densidade que fica entre os 200 e 300 PPI por olho.
Como sempre, vazamentos devem ser vistos com uma dose saudável de ceticismo enquanto esperamos algum tipo de confirmação oficial.
Fontes