O conceito de "invadir" o jogo de alguém está no centro da experiência PvP em Dark Souls. Mas parece que alguns jogadores mal-intencionados descobriram uma vulnerabilidade que permitia levar essa invasão além da conta, não ficando restritos aos games e hackeando e controlando diretamente o PC do jogador.
PvP servers for Dark Souls 3, Dark Souls 2, and Dark Souls: Remastered have been temporarily deactivated to allow the team to investigate recent reports of an issue with online services.
— Dark Souls (@DarkSoulsGame) January 23, 2022
Servers for Dark Souls: PtDE will join them shortly.
We apologize for this inconvenience.
Sem mencionar a falha de segurança, os responsáveis pelo game anunciaram que os servidores PvP para os três Dark Souls atualmente disponíveis no PC foram temporariamente desativados. Eles dizem que é para "permitir o time investigar relatos recentes de um problema com os servidores online".
Mas não mencionar o problema abertamente não é o que desapontou os jogadores na descoberta dessa vulnerabilidade. As críticas estão vindo mais pelo fato de que essa falha na segurança teria sido avisada diretamente nos fóruns do game na Steam e foi completamente ignorada. Segundo o Eurogamer, foi necessário replicar o problema numa transmissão na Twitch pra chamar a atenção da From Software e da Bandai Namco.
Como esse é um problema do PC, os servidores dos consoles não serão afetados, então o pessoal do PlayStation e do Xbox podem continuar usando os recursos PvP dos Dark Souls normalmente.
Infelizmente, o tweet não informa quanto tempo estimado vai levar essa "investigação" dos jogos no PC. O mais importante é que a falha seja devidamente corrigida, já que representa um risco para o jogador que não envolve apenas o jogo.
Fontes