O anúncio da aquisição da Activision Blizzard pode ter sido motivo de comemoração para Microsoft e seus fãs, mas nem todo mundo parece estar exatamente satisfeito com a notícias. Seamus Blackley, por exemplo, se diz "enojado" com a transação.
Responsável por criar e projetar o Xbox original em 2001, Blackley publicou sua opinião acerca da negociação no Twitter. "Estou enojado que a recompensa por anos de práticas desprezíveis para com os desenvolvedores pareça ser um grande pagamento para os agressores", disse o designer de games.
"Minha esperança é que a aquisição fará a cultura da Activision mudar e possa trazer alguma responsabilização para aqueles que até agora a evitaram", continuou, fazendo alusão às denúncias contra executivos da Activision Blizzard. A empresa é alvo de acusações de sexismo e conduta imprópria no ambiente no trabalho, com afirmações de que Bobby Kotick, atual CEO da empresa, fazia vista grossa em relação às ocorrências.
I strongly believe in @XboxP3 as a leader and an executive. I think this is a very insightful move and could represent a huge win for Xbox. There are daunting challenges in all large acquisitions I just see the issues of developer culture as being paramount here, before all else.
— Seamus Blackley (@SeamusBlackley) January 18, 2022
Ainda assim, Blackley diz acreditar em Phil Spencer "como um líder e executivo", afirmando também que "esta é uma jogada muito perspicaz e pode representar uma grande vitória para o Xbox".
O designer de jogos disse ainda achar "incrivelmente estranho ver o bebê Xbox devorando a Activision", trazendo ainda à tona memórias do passado sobre quando foi à sede da empresa falar sobre seu console "apenas para ser essencialmente ridicularizado". Blackley diz se perguntar até hoje se eles ainda lembram do episódio — do qual ele mesmo não esqueceu — concluindo com um categórico "eu lembro".
Fontes
Categorias