Um modder conseguiu a façanha de rodar Tomb Raider em um Game Boy Advance. O saudoso portátil da Nintendo nunca se deu muito bem exibindo gráficos 3D, e ainda assim a aventura original de Lara Croft acabou funcionando muito bem na telinha do videogame de bolso.
O feito foi alcançado por XProger, responsável pela criação do projeto de código aberto conhecido como "OpenLara", que permite portar o primeiro Tomb Raider para o Xbox original, 3DO, iPhone e 3DS. Agora, é claro, o GBA entrou para a seleta lista.
XProger compartilhou o resultado de seu trabalho no Twitter, onde seu vídeo rapidamente viralizou — provavelmente porque as pessoas não esperavam ver um jogo relativamente pesado e com visual 3D rodar de maneira satisfatória no portátil. Abaixo, você pode ver um pouquinho do que o modder conseguiu realizar com seu port.
"Ainda há muitas coisas para melhorar", disse XProger no fórum GBATemp, onde explicou que ainda precisa otimizar o conteúdo e os vídeos internos do jogo para que tudo possa caber em um cartuchinho de apenas 32 MB de espaço de armazenamento.
Ainda que o modder afirme que ainda precisa otimizar o port, é espantoso que ele tenha consegui levar o título para o GBA e fazê-lo rodar a uma taxa de quadros por segundo bastante decente.
Segundo XProger, seu trabalho ainda está em estágio Alpha e apenas três fases de Tomb Raider estão disponíveis para jogar no port para Game Boy Advance.
Categorias