Lançado em novembro de 2020, o PlayStation 5 é sem dúvidas uma máquina poderosa. Capaz de exibir gráficos incríveis com carregamentos quase inexistentes, o console da Sony surpreendentemente ainda não suporta VRR e resolução de 1440p... apesar de suportar.
Sim, parece confuso, mas a gente explica: embora o hardware seja capaz de exibir imagens com taxas de atualização variáveis e imagens em resolução 2560 x 1440, atualmente estas funcionalidades estão bloqueadas. Ainda sem data de lançamento definido, segundo um rumor, o patch capaz de libertar o PS5 desta trava pode estar mais perto do que esperávamos.
De acordo com o canal HDTVTest no YouTube, o desbloqueio das funções pode ocorrer em simultâneo com o lançamento da nova linha de TVs da Sony, anunciadas durante a CES 2022, que rolou no dia 5 de janeiro. Elas terão suporte à tecnologia VRR — que permite sincronizar os frames da TV com os do console — e serão lançadas ainda este ano.
Especializado em tecnologia de TVs, o youtuber afirma que as novas TVs terão suporte a taxas de atualização variáveis já no lançamento, "coincidindo com a iminente chegada do VRR no PS5 em uma atualização de firmware". Com a liberação do bloqueio da taxa de atualização variável para combinar com as novas televisões, é provável que a resolução de 1440p também seja destravada no mesmo patch.
Embora não seja exatamente uma confirmação oficial, a afirmação do canal não é absurda e, na verdade, faz muito sentido do ponto de vista de negócios. Vender as novas TVs "perfeitas para as funcionalidades do PS5" seria uma boa jogada de marketing.
Controle DualSense, PlayStation 5
O Controle DualSense do PS5 torna a experiência de jogo ainda mais imersiva, pois conta com resposta tátil e efeitos de gatilhos dinâmicos. Possui Microfone embutido e botão criar.
Fontes