A plataforma de jogos e experiências Roblox está fora do ar na China. Lançada há cinco meses para dispositivos móveis, a versão regional do serviço é mantida pela gigante local Tencent e foi rebatizada de LuoBuLeSi.
Segundo o site TechCrunch, os servidores foram desligados sem aviso prévio há alguns dias, o que irritou boa parte da comunidade local.
Como as explicações oficiais não foram completas o suficiente, há apenas especulações sobre o motivo da ação — e o palpite mais frequente é de que as companhias estão adequando os servidores do serviço para evitar multas e restrições do governo.
O que dizem as companhias
De acordo com a Tencent, o jogo saiu do ar por para que ajustes necessários sejam feitos, incluindo alterações na arquitetura de dados que permitirão ao jogo operar a longo prazo. "Nós determinamos que um certo número de ações importantes e transitórias são necessárias na medida em que construímos a próxima versão do LuoBuLeSi", diz a Tencent.
Além disso, o comunicado oficial da empresa responsável pelo Roblox alega que o jogo que estava no ar na China era uma versão de testes que poderia sair do ar para reformulações a qualquer momento. Essa versão, entretanto, foi refutada pelos jogadores — afinal, era possível até adicionar dinheiro e fazer compras no perfil.
Até por isso, a teoria que circula no momento é a de que a Tencent e a Roblox estão correndo contra o tempo para regulamentar a plataforma. Nos últimos meses, o governo chinês ampliou as restrições contra jogos para crianças e reduziu a aprovação de novos jogos online no país, além de restringir a operação de plataformas educativas, que é uma das possíveis classificações de Roblox.
Cheio de polêmicas
Essa não é a única controvérsia envolvendo a plataforma, que é bastante popular entre o público jovem. Denúncias recentes envolvem esquemas do CEO do Roblox para evitar pagar impostos, um suposto acordo com a Apple para receber um tratamento diferenciado no iOS e o desenvolvimento de um ambiente inseguro para crianças.
Fontes