O maior atrativo de FIFA é o futebol: ano após ano, os fãs da série compram as novas edições para jogar com seu time do coração e se sentir no lugar dos maiores astros do esporte. Ainda assim, não dá para negar que a trilha sonora é outra grande qualidade do jogo. FIFA é um dos primeiros jogos que investiu pesado em música, além de temas instrumentais simples.
Ao longo dos anos, as seleções musicais de FIFA ficaram cada vez melhores e fizeram muito sucesso, dando uma força para a carreira de várias bandas do mundo inteiro. Músicas que embalam os jogadores enquanto eles navegam pelos menus, montam seus times e passam horas acertando todos os detalhes do esquema tático antes das partidas.
Na verdade, as trilhas sonoras de FIFA são tão boas que quase 70 mil pessoas seguem a EA Sports no Spotify para ouvir as músicas fora do game. É nesse clima que fizemos esta lista com 11 das músicas mais inesquecíveis do FIFA.
Leia mais notícias sobre FIFA 22 no Voxel
1. Song 2 — Blur
FIFA: Road to World Cup 98
Com um dos riffs mais f**as dos anos 1990 e os gritos de “woo-hoo” que grudam na cabeça, Song 2 tocou em todo lugar naquela época… Mas a música também entrou na casa de muita gente pela abertura do jogo — em uma época em que isso ainda existia.
2. The Rockafeller Skank (Remix) — Fatboy Slim
FIFA 99
Dos primórdios das trilhas sonoras da EA Sports, podemos destacar também a abertura de FIFA 99. Você talvez se lembre dessa música por seu refrão — Right about now/The funk soul brother/Check it out now/The funk soul brothe — repetido até não poder mais nas rádios da época. Até porque, muito antes de Avicii e Alok, Fatboy Slim era o DJ do momento.
3. 19-2000 (The Soulchild Remix) — Gorillaz
FIFA Football 2002
A banda virtual de Damon Albarn estourou em 2001, com Clint Eastwood, e continuou nas rádios do mundo todo com 19-2000. A versão Soulchild Remix mudou a música totalmente, fazendo até mais sucesso que a versão original. Também apresentou o vocalista do Blur de volta para a abertura de FIFA, garantindo mais um lugar na nossa lista.
4. Jerk it Out — Caesars
FIFA Football 2004
Uma música e uma banda que, praticamente, só existem nos games. Os Caesars até fizeram algum sucesso na Suécia, onde vivem — porém, para o resto do mundo, eles são "os caras da música animadinha do FIFA 2004". Com a música no jogo, eles conseguiram pegar o 8º lugar da parada musical do Reino Unido e garantir uma boa grana em direitos autorais.
5. Take Your Mama — Scissor Sisters
FIFA Football 2005
Um comentário do vídeo no YouTube resume bem essa música: para os gays, é um hino sobre se aceitar e sair do armário, para os héteros é apenas uma música muito legal do FIFA 2005. A inclusão dessa canção na trilha mostra como as seleções musicais da EA Sports são variadas e permitem conhecer artistas que a gente não descobriria em outro lugar — afinal, quando que o público hétero boleiro iria parar para ouvir Scissor Sisters?
6. Supermassive Black Hole — Muse
FIFA 07
Um dos maiores sucessos da banda inglesa, essa canção foi usada na edição 2007 do game futebolístico da EA Sports. Mas ela também marcou presença no Guitar Hero III, em Rocksmith 2014 e em vários filmes e séries — de Sopranos a Crepúsculo.
7. Tighten Up — The Black Keys
FIFA 11
O indie rock é um dos gêneros mais presentes nas trilhas sonoras da EA Sports, auxiliando diversas bandas a aumentarem sua base de fãs. Os americanos do Black Keys, por exemplo, já tinham lançado cinco álbuns antes de Brothers, em 2010. A inclusão de Tighten Up no game foi importante para a banda conquistar sucesso comercial — sucesso que cresceria ainda mais com o premiado disco El Camino, lançado no ano seguinte.
8. On Top of the World — Imagine Dragons
FIFA 13
A banda Imagine Dragons estourou com os hits It's Time e Radioactive, em 2012. O próximo sucesso dos caras contou com uma ajudinha da EA Sports, já que a animadinha On Top of the World tocou à exaustão na edição 2013 do game de futebol. O mais curioso é que os músicos da banda, mesmo sendo americanos, são fãs do esporte e do jogo.
9. Playsom — BaianaSystem
FIFA 16
O grupo, que carrega a Bahia no som e no nome, é amostra do destaque que a EA Sports dá para a música brasileira — o que faz todo sentido, já que somos o país do futebol. Além deles, nomes como Marcelo D2, Zeca Pagodinho, Emicida, Karol Conká, Céu, Seu Jorge, Tribalistas e Anitta também fizeram parte das trilhas sonoras do game.
10. Live in the Moment — Portugal. The Man
FIFA 18
Para o resto do mundo, a banda Portugal. The Man é um “artista de uma música só”: eles pegaram o 5º lugar da parada de sucessos americana com Feel It Still, de 2017. Porém, muito antes disso os caras já estavam colocando músicas boas em trilhas sonoras do FIFA, como Got It All (2012) e Purple Yellow Red and Blue (2014). Live in the Moment, incluída na edição 18 do jogo, é outro baita som que poderia passar despercebido, se não fosse pela EA Sports.
11. You Should See Me in a Crown — Billie Eilish
FIFA 19
As trilhas sonoras da EA Sports também são ótimas para a gente encontrar tendências: a jovem Billie Eilish tocou em todo lugar e ganhou vários prêmios com Bad Guy, em 2019. Mas, alguns meses antes disso, ela já estava na trilha sonora de FIFA com essa música. Ela também é uma amostra da maior diversidade das seleções musicais dos últimos anos, dando destaque para mais gêneros, além do rock e do indie.
Bônus: Club Foot — Kasabian
PES 5 e FIFA 13
Para fechar este artigo, um item bônus: esse sucesso do Kasabian é bastante cantada pelas torcidas de futebol na Inglaterra, mas entrou primeiro na trilha sonora do rival de FIFA, no Pro Evolution Soccer 5. Quase uma década se passou até que a EA Sports incluísse esse som na playlist da edição 2013 de seu jogo.
Claro que muita música boa ficou de fora, para essa lista não ficar ainda maior… Mas você pode deixar as suas favoritas aí nos comentários: qual música das trilhas de FIFA mais marcou você?
Leia também: GTA: as 11 melhores estações de rádio da franquia
- Compre o Jogo FIFA 22, PC
- Compre o Jogo FIFA 22, Xbox One
- Compre o Jogo FIFA 22, PlayStation 4
Fontes
Categorias