O CEO da Roblox foi pego usando uma estratégia para lá de questionável para evitar pagar impostos. Apesar de ser totalmente dentro da lei, a artimanha aplicada pela empresa para evitar pagar o governo não é exatamente a mais honesta possível.
A informação foi compartilhada pelo jornal The New York Times em uma reportagem sobre o Qualified Small Business Stock (QSBS), uma lei criada na década de 1990 para ajudar pequenas empresas a pagar menos taxas. A intenção, embora boa, acabou gerando uma avalanche de corporações utilizando o sistema para evitar pagar imposto.
Quando criado, o QSBS visava oferecer às companhias a possibilidade de pagar imposto sobre apenas 50% de receitas de até US$ 10 milhões. Pouco depois, a lei mudou e passou a isentar o valor completo, o que chamou a atenção dos executivos que queriam aumentar seus lucros. E foi aí que tudo desandou.
A tax break intended for small businesses has been contorted into the latest tax dodge by Silicon Valley’s ultrawealthy. Early investors in companies have each been able to avoid taxes on at least $10 million in profits.https://t.co/MMjzFAH56q
— The New York Times (@nytimes) December 28, 2021
Utilizando um método conhecido como stacking, donos de empresas começaram a distribuir ações de suas empresas para familiares e até mesmo amigos para diluir a receita total da empresa em várias porções menores. Assim, com a grana dividida entre várias pessoas diferentes, a empresa se via isenta de pagar impostos sobre muito milhões de dólares.
Para se ter uma ideia do tamanho do prejuízo aos cofres públicos, em março deste ano a Roblox era avaliada em nada menos do que US$ 45 bilhões. Conforme o valor de mercado e a receita das empresas vão subindo, segundo a reportagem, advogados norte-americanos até mesmo chegam a instruir seus clientes a terem mais filhos para poderem distribuir mais ações e manter o dinheiro "dentro de casa". Pois é.
Fontes