Hades foi lançado pela Supergiant Games no ano passado e rapidamente se tornou um queridinho do público e crítica. O game emplacou diversos prêmios e homenagens, e agora adiciona um bem histórico à sua coleção, como o primeiro jogo do mundo a receber um prêmio Hugo.
O prêmio Hugo é voltado para literatura de ficção científica e fantasia, e é oferecido anualmente na World Science Fiction Convention em diferentes categorias. Depois de alguns anos deliberando, o prêmio resolveu abrir uma exceção e criar uma categoria para homenagear jogos.
Apenas títulos lançados no ano anterior são candidatos ao Hugo, então os jogos nomeados para a premiação deste ano foram Spiritfarer, The Last of Us 2, Animal Crossing: New Horizons, Final Fantasy VII Remake, Blaseball e, claro, o vencedor Hades.
Wish I could have attended the #HugoAwards in person. I wasn't able to make an acceptance speech there on behalf of the team though did have a few words here. I'm grateful that the awards are recognizing work in this category, much less the work we did! pic.twitter.com/S9bfSp1i8H
— Greg Kasavin (@kasavin) December 19, 2021
Greg Kasvin, diretor criativo da Supergiant Games, foi o porta-voz do estúdio na aceitação da homenagem, oferecendo um discurso pelo Twitter. Ele diz que, infelizmente, não pôde ir à cerimônia presencialmente, mas agradece pelo prêmio e elogia o evento por ter reconhecido essa categoria para games.
A categoria para games, no entanto, foi criada apenas para este ano, como uma exceção, sem garantia para voltar em anos seguintes. Mas isso não quer dizer que não volta também. A premiação do Hugo tem buscado se expandir e se modernizar um pouco, depois de anos de tradicionalismo, então pode ser que a categoria de jogos volte em outras edições e se torne até permanente, quem sabe.
- Compre o Jogo Hades, Xbox
- Compre o Jogo Hades, PlayStation 4
Fontes