Nesta quarta-feira (1°), a Qualcomm estreou uma nova categoria no seu portfólio: processador para consoles portáteis. A empresa anunciou o lançamento do Snapdragon G3x durante o Snapdragon Tech Summit 2021, que aconteceu no Havaí.
O novo produto tem a tecnologia do já conhecido Snapdragon Elite Gaming para os dispositivos portáteis, permitindo que eles rodem jogos do Android, títulos que estão na nuvem e até mesmo façam streaming de jogos de outros consoles ou PC.
Snapdragon G3x é o novo SoC da Qualcomm para consoles portáteis (Imagem: Qualcomm)
Em termos técnicos, o novo chipset conta com uma GPU Adreno para rodar jogos a 144 FPS e com HDR 10, enquanto o Qualcomm FastConnect 6900 oferece compatibilidade com Wi-Fi 6/6E e redes 5G mmWave e sub-6. O chip oferece suporte para conexão de óculos de realidade virtual via USB-C e também permite conectar TVs 4K para que o console seja utilizado como controle.
Console portátil da Razer
Para demonstrar o poder de fogo da sua nova plataforma, a Qualcomm fez uma parceria com a Razer para lançar o chamado Snapdragon G3x Handheld Developer Kit, um dispositivo que vai ajudar desenvolvedores e fabricantes a criar os próprios softwares e hardwares alimentados pelo G3x.
Console portátil da Razer visa incentivar outros desenvolvedores a usar o Snapdragon G3x. (Imagem: Qualcomm)
O modelo da Razer tem uma tela OLED de 6,65 polegadas Full HD+ com HDR10, taxa de atualização de 120 Hz, uma webcam de 5 MP com resolução de 1080p e 2 microfones, compatibilidade com Wi-Fi 6/6E, 5G mmWave e sub-6, Bluetooth 5.2 e bateria de 6 mil mAh.
Essa não é a primeira vez que a Qualcomm se associa a fabricantes para incentivar o desenvolvimento de produtos embarcados com seus processadores. Em meados de maio deste ano, por exemplo, uma parceria com a Microsoft resultou em um miniPC com arquitetura ARM.
* A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.
Categorias