Pyotr "Boris" Gukovsky, o especialista russo de Battlefield 2042, vai ter uma das suas skins renomeadas para evitar uma saia justa com jogadores ucranianos do game. A skin em questão chama-se "Little Green Man" (pequeno homem verde), uma clara referência aos soldados russos que ocuparam a Crimeia durante a guerra entre Rússia e Ucrânia de 2014.
@EA @EA_DICE are you ok with jokingly putting the Russian terrorists that occupied part of my country? Why not add dunno isis or taliban units to the mix? https://t.co/YlugdMDaYyhttps://t.co/uuhi49xwYL pic.twitter.com/NUBIwMOokR
— Waggle-free (@Waggle_ua) November 12, 2021
Para contexto, os "pequenos homens verdes" eram soldados que podiam ser vistos na Crimeia durante a crise de 2014. Eles usavam um uniforme todo verde sem bandeira, mas eram armados com equipamento militar russo, o que fez com que ucranianos apontassem sua origem imediatamente. Num primeiro momento, a Rússia negou que seriam suas tropas, mas depois o presidente Putin admitiu que eram, de fato, soldados russos sem identificação.
A skin do especialista Boris, então, faz alusão a essas forças de ocupação, e a DICE diz que foi sem querer. Respondendo ao tweet de Waggle, a desenvolvedora de Battlefield 2042 declara em sua conta oficial do Twitter que a skin "não intencionalmente faz referência a um problema do mundo real, e não reflete os valores de nosso time". O nome será alterado num update futuro.
We sincerely appreciate you bringing this to our attention. The use of the name was unintentional, and you've helped us to make a positive change in the game. Thank you ??https://t.co/xfFrcdTxW7
— Battlefield Direct Communication (@BattlefieldComm) November 12, 2021
Há de se questionar, no entanto: se a skin não fazia referência propositalmente a essas forças russas de 2014, sua inspiração vem de onde? Agora fica a curiosidade de qual vai ser o novo nome para uma skin que é apenas uma roupa verde e está no tier "épico" de equipamentos.
Fontes
Categorias