Atualização: após cerca de 10 horas com o canal fora do ar, o banimento de Gaules foi revogado na Twitch. O streamer já está de volta e iniciou uma transmissão no fim da manhã desta sexta-feira para acompanhar o campeonato mundial de CS:GO.
A Twitch Brasil não comentou oficialmente sobre o banimento, mas compartilhou uma publicação de Gaules celebrando o retorno e anunciando a cobertura do embate entre FURIA e Gambit.
HOJE É #DIADEFURIA ??????
— TwitchBR (@TwitchBR) November 5, 2021
Texto original: Gaules, um dos streamers mais famosos e bem pagos do Brasil, foi repentinamente banido da Twitch na madrugada de sexta-feira (5). A queda do canal foi notada pelos espectadores do criador de conteúdo e também repercutiu nas redes sociais graças ao bot que anuncia quais canais foram penalizados na plataforma.
Segundo as informações, o banimento ocorreu próximo da 1h da madrugada e já dura mais de 7 horas. Ao entrar no canal de Gaules na manhã desta sexta-feira, o público foi apresentado a uma página de erro, indicando que o criador de conteúdo ainda estava proibido de fazer transmissões ao vivo.
? Twitch Partner "Gaules" (@gaules) has been banned! ?https://t.co/Hte0n8G17m#twitch #ban #firstban #partner #twitchpartner ??
— StreamerBans (@StreamerBans) November 5, 2021
Em uma série de publicações no Twitter, o streamer tranquilizou os fãs e disse que já entrou em contato com a Twitch para resolver o problema. Segundo o criador de conteúdo, a expectativa é que o canal volte ao ar ainda na manhã desta sexta-feira, para a transmissão ao vivo do jogo entre FURIA contra a Gambit, parte das quartas de final do campeonato mundial de CS:GO PGL Major Stockholm.
O que aconteceu?
Ta tudo bem Tribo!! O pessoal já esta resolvendo tudo e em breve o canal vai voltar! Fiquem tranquilos que a Era do Medo acabou.. Vai ter Major no Gau Gau!#FreeGau
— Gaules (@Gaules) November 5, 2021
Até o momento, a Twitch não explicou o motivo do banimento de Gaules. Uma das teorias é que o sistema de banimentos da plataforma lançou um falso positivo, penalizando o streamer indevidamente. No momento em que o canal foi retirado do ar, o criador de conteúdo estava transmitindo um jogo da NBA no site, o que não pode ser feito sem autorização.
No entanto, é importante destacar que Gaules tem os direitos de transmissão para jogos do campeonato de basquete na Twitch, o que isenta o criador de conteúdo de problemas ao exibir as partidas em seu canal no Brasil. Com isso em mente, é possível que o robô de banimentos da Twitch tenha-se confundido e derrubado o criador brasileiro equivocadamente.
Segundo relatos de fãs, o banimento pode ter sido ocasionado devido a um erro de configuração na transmissão ao vivo. Após a live cair momentaneamente durante o jogo, Gaules voltou a transmitir sem uma trava de região, o que liberou o conteúdo para mais países e, consequentemente, pode ter gerado problemas de direito de exibição, acionando o bot de banimentos.
Até o momento, a Twitch não se pronunciou sobre o caso, o que irritou alguns fãs do criador de conteúdo na internet. Mais detalhes devem ser revelados no Twitter de Gaules, que segue fazendo brincadeiras com a situação inconveniente. "Se vc tem fé deixe seu F no chat", disse o streamer, utilizando a hashtag #FREEGAU, adotada por fãs para chamar a atenção da plataforma da Amazon.
A publicação foi atualizada às 11h45 de sexta-feira (5) com mais detalhes sobre o retorno de Gaules após o banimento.