A Sony Interactive Entertainment parece ter corrigido um erro que poderia tornar impossível o acesso tanto a jogos físicos quanto digitais no PlayStation 5. Relatado em abril deste ano, o problema em questão era relacionado à bateria CMOS do console.
Caso a carga fosse completamente esgotada, removida ou danificada, o erro em questão (conhecido como cbomb) fazia com que o sistema do PS5 fosse incapaz de reconhecer as licenças de jogos adquiridos em formato digital, além de impossibilitar ainda a instalação de games em mídia física.
Agora, de acordo com Hikiko, do canal Hikikomori Media, um patch pode ter sido liberado e revertido a situação. Como não houve nenhum comunicado por parte da SIE, não há informações sobre qual update resolveu o cbomb, mas os testes efetuados mostram que a perda de acesso a jogos no PlayStation 5 não é mais uma grande preocupação.
Como visto no vídeo, remover a bateria não afeta mais o sistema, que reconhece normalmente os jogos digitais (incluindo títulos de PS4 e PS2, por exemplo) e em mídia física, que já não são impedidos de ser instalados. Também não há restrições quanto à região do jogo: como mostra Hikiko, um game japonês de PS4 rodou normalmente em um PS5 norte-americano.
O único "porém" é em relação à biblioteca da PS Plus. Em caso de cbomb, o sistema fica impossibilitado de verificar o status da assinatura do serviço e, consequentemente, o acesso aos games resgatados é bloqueado.
De qualquer forma, caso haja qualquer problema com a CMOS do PlayStation 5, enquanto não houver possibilidade de substituição do componente, conectar o console à PSN parece resolver temporariamente a situação. Os dados de verificação necessários são baixados pela internet, permitindo aos jogadores aproveitar seus games sem maiores transtornos.
Fontes