O estúdio Eidos-Montréal, famoso pelo desenvolvimento de Tomb Raider e, mais recentemente, Guardians of the Galaxy, anunciou que está mudando seu modelo de trabalho para semanas de quatro dias úteis, em vez de cinco como é o padrão.
We're continuing to adapt our studio to the new realities of work. After remote working and the hybrid model, we're shifting to the 4-day work week! A better work-life balance for even more innovative games. Details ??https://t.co/1AaVJFwCLX
— Eidos-Montréal (@EidosMontreal) October 7, 2021
Essa não é a primeira empresa a anunciar uma alteração do tipo, ainda mais no meio dos games onde o crunch vem se tornando um problema cada vez mais debatido. A ideia da Eidos-Montréal, assim como outros estúdios que fizeram o mesmo, é ter menos horas de trabalho, mas com mais qualidade nessas horas.
É por isso que a ideia é cortar um dia do trabalho, mas não distribuir essas horas entre os outros. Então a semana deixa de ter 40 horas de expediente para cada desenvolvedor e passa a ter 32 horas. "Acima de tudo, nós queremos aumentar a produtividade e o bem-estar de nossos funcionários." - declarou David Afonssi, chefe do estúdio. Ele continua:
"Na prática, nós queremos reduzir o tempo de trabalho, mas aumentar a qualidade do tempo investido, seja para cada time ou para o estúdio como um todo. Um equilíbrio correto promissor para tudo!"
Afonssi fala em detalhe sobre a mudança no site oficial da Eidos-Montréal. Ele explica que a ideia de mudar a estrutura de trabalho já estava pairando na cabeça dos líderes do estúdio há algum tempo, mas foi o trabalho remoto na pandemia que ajudou a mudar a cultura da empresa e da maneira que seus funcionários trabalham.
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