Lançado originalmente em 1992 pela Midway Games, o primeiro jogo da franquia Mortal Kombat chamou a atenção do público consumidor desse tipo de mídia por conta de suas inovações. Com um visual chamativo, personagens diferentes e violência excessiva, a produção conseguiu se destacar entre tantas outras e se consolidar no mercado de games.
Mesmo depois de quase 30 anos de existência, algumas de suas principais características se mantiveram, sobretudo quando a franquia foi levada ao cinema, garantindo filmes imperdíveis para os fãs. Os personagens também passaram por grandes transformações até chegarem ao último jogo lançado pelos desenvolvedores.
Confira a evolução dos principais personagens de Mortal Kombat de 1992 até 2019, quando o 11º título da coletânea chegou, oficialmente, ao público.
Liu Kang
(Fonte: Midway Games/Reprodução)Fonte: Midway Games
Apresentado como um monge extremamente habilidoso na arte do combate, Liu Kang apareceu logo no primeiro jogo como um personagem jogável. Ao longo de sua trajetória, foi capaz de derrotar Goro e Shang Tsung, tornando-se um dos grandes campeões do Mortal Kombat.
Apesar de sua importância, ele não foi visto na versão Game Boy de Mortal Kombat 3 e, para ser jogado nas atualizações Unchained e Deception, era preciso desbloqueá-lo. No filme de 2021, ele foi interpretado pelo ator Ludi Lin.
Sonya Blade
(Fonte: Midway Games/Reprodução)Fonte: Midway Games
A tenente das Forças Especiais é uma das personagens mais importantes da franquia, principalmente porque durante os primeiros jogos ela perseguia Kano ao lado de sua equipe. Com a fuga do assassino em alto-mar, a oficial foi obrigada a participar do grande torneio mortal para que ela e seus subordinados pudessem seguir adiante.
Mesmo com uma trama interessante, Sonya não participou de Mortal Kombat: Tournament Edition, lançado em 2003 para Game Boy Advance.
Scorpion
(Fonte: Midway Games/Reprodução)Fonte: Midway Games
Um dos personagens mais famosos da franquia sem dúvida é o temível Scorpion, que tem uma longa rivalidade com Sub-Zero. Inicialmente, o que leva ambos a se odiarem está relacionado aos clãs a que pertenciam; contudo, conforme a narrativa avança, os jogadores descobrem que Scorpion é um espectro de ninja fantasmagórico que teria sido nocauteado por Sub-Zero.
A popularidade do anti-herói é bastante grande entre os fãs da franquia, principalmente por conta de sua trama pregressa e do desenvolvimento de suas habilidades de luta. Scorpion também aparece em outros jogos, como Mortal Kombat vs. DC Universe, de 2008.
Sub-Zero
(Fonte: Midway Games/Reprodução)Fonte: Midway Games
Com uma incrível habilidade de controlar o gelo de diferentes maneiras, no primeiro torneio Sub-Zero demonstra toda sua autoconfiança para derrotar os oponentes. Conforme os outros jogos da franquia foram sendo lançados, o público descobriu que Bi-Han, o Sub-Zero original, já havia morrido e fora substituído por seu irmão mais novo.
Sua rivalidade com Scorpion é uma das mais marcantes da narrativa. A evolução de Sub-Zero está principalmente em sua história, seus trajes e suas habilidades. No início, por conta das limitações gráficas, suas vestimentas eram muito simples, mas aos poucos ele foi adquirindo nuances interessantes, como um reforço mais evidente em sua cicatriz no olho esquerdo.
Kano
(Fonte: Midway Games/Reprodução)Fonte: Midway Games
Composto por um design curioso, sobretudo por suas partes cibernéticas, que visam melhorar suas capacidades em combate utilizando a tecnologia a seu favor, esse mercenário tem um visual chamativo, além de grandes rivais, incluindo Sonya Blade. Sua personalidade é bastante contrastante, indo de um lutador solitário a um líder responsável.
No primeiro jogo, Kano usa uma túnica cinzenta simples que foi trocada por um traje vermelho e preto que remete aos uniformes usados por praticantes de artes marciais.
Raiden
(Fonte: Midway Games/Reprodução)Fonte: Midway Games
Introduzido à narrativa como o Deus do Trovão, Raiden é considerado o protetor do reino da Terra por conta de suas habilidades, experiências e outras questões ligadas à liderança das forças do bem contra o mal. Dessa forma, ele tem diversos poderes e habilidades sobrenaturais, como capacidade de voar e de lançar raios.
De 1992 a 2019, ele passou por grandes provações e combates, tendo enfrentado feiticeiros, guerreiros, mercenários e outros campeões do torneio. Em Mortal Kombat 11, ele precisa se proteger da Guardiã do Tempo, que deseja sua cabeça a todo custo.
Goro
(Fonte: Midway Games/Reprodução)Fonte: Midway Games
Por último, mas não menos importante, outro personagem interessante da franquia é Goro. Composto por um visual bruto, com quatro braços e músculos impressionantes, o guerreiro é o príncipe da raça Shokan do reino de Kuatan.
Nos primeiros jogos, seus movimentos foram capturados por meio de uma marionete manipulada com técnicas de stop-motion, diferente de todos os outros, que foram conduzidos por atores reais. Na saga, ele enfrenta grandes oponentes e se torna um dos campeões do torneio, surgindo em Mortal Kombat 9 como uma figura ilustre.
Qual desses personagens é o seu favorito? Não deixe de comentar.
- Compre o Jogo Mortal Kombat 11, Xbox
- Compre o Jogo Mortal Kombat 11, PlayStation 4
- Compre o Jogo Mortal Kombat 11, PC
Fontes
Categorias