As inteligências artificiais têm se mostrado bastante versáteis no mundo dos games, e não apenas para controlar personagens em partidas nos mais diversos títulos. Em algumas ocasiões, elas são capazes até mesmo de gerar mapas para partidas em determinados títulos, e foi exatamente isso que aconteceu com Grand Theft Auto V.
O projeto em questão recebeu o nome GANTheft Auto e é de autoria dos pesquisadores Harrison Kinsley e Daniel Kukeila. Para esse resultado, a dupla utilizou tecnologias da Nvidia para criar uma rede neural capaz de dar vida a um trecho jogável no título da Rockstar sem utilizar nenhuma linha de código do título original e apenas observando partidas de outros jogadores.
“A rede neural neste caso é o jogo completo. Ela determina o que acontece quando você aperta a tecla para ir para a direita ou esquerda. Não há nenhuma regra escrita por nós ou pelo código original de GTA V. Nós estamos jogando em uma representação de uma rede neural do GTA V. Estamos acostumados com a IA funcionando em programas, mas aqui a IA é o programa”, comentou Kinsley.
Por fim, foi mencionado que para treinar essa IA o pesquisador usou uma estação DGX A100 da NVIDIA, que soma um total de 320 GB de RAM. Ele utilizou 12 bots jogando simultaneamente para que a rede neural absorvesse o máximo de informações no mínimo tempo possível.
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