Ontem (16), o Kitfox Games publicou em sua conta no Twitter que fará uma atualização no aviso de conteúdo de Boyfriend Dungeon, a exótica mistura de dungeon-crawling com simulador de namoro. A decisão foi tomada após a reação negativa de alguns jogadores que acreditam que a descrição deveria ser mais completa sobre os lados sombrios do título. Confira abaixo:
The content warning for Boyfriend Dungeon inadequately describes the events of stalking and emotional manipulation that exist in the story. We'll update the game next week with a more accurate CW. We apologize for any hurt inflicted by our mistake. Thank you for playing!
— Kitfox Games ?? BOYFRIEND DUNGEON OUT NOW (@KitfoxGames) August 14, 2021
“O aviso de conteúdo para Boyfriend Dungeon descreve inadequadamente os eventos de perseguição e manipulação emocional que existem na história. Vamos atualizar o jogo na próxima semana com um AC mais preciso. Pedimos desculpas por qualquer dano causado por nosso erro. Obrigado por jogarem!", afirmou o estúdio.
O game conta com uma premissa que parece ser extremamente leve e divertida: explorar masmorras com parceiros românticos que se transformam em armas durante as batalhas. Contudo, também explora questões importantes sobre limites pessoas e consentimento, com seu aviso atual afirmando que "pode incluir referências a avanços indesejados, perseguição e outras formas de manipulação emocional".
Esta descrição levou muitos jogadores a acreditar que tais partes poderiam aparecer apenas como pequenos detalhes, ou até mesmo serem evitados, mas ao notarem que são algo central na trama, sentiram uma dificuldade em continuar o jogo, porque não esperavam por isso quando adquiriram o título.
Inclusive, algumas pessoas chegaram a sugerir nas mídias sociais que a manipulação emocional deveria ser totalmente opcional, o que gerou muitas discussões sobre responsabilidade pessoal e liberdade artística.
Tanya X. Short, co-fundadora do Kitfox, se manifestou sobre esta polêmica em sua conta no Twitter no final de semana, afirmando ser grata que mesmo com os discursos acalorados sobre questões importantes, a comunidade não estava atacando os funcionários ou o próprio estúdio, e pediu que todos também fossem mais gentis uns com os outros, respeitando e reconhecendo as necessidades alheias.
Boyfriend Dungeon está disponível para Xbox One, Nintendo Switch e PC.
E aí, o que vocês acharam da decisão do Kitfox Games? Contem para gente na seção de comentários!
Fontes