A Sony anunciou nessa semana que finalmente completou sua aquisição do Crunchyroll, através de seu grupo global Funimation. A compra custou mais ou menos US$ 1,2 bilhão e precisou de quase nove meses para ser completada, tendo sido anunciada pela primeira vez em dezembro do ano passado.
O motivo para a aquisição ter levado tanto tempo para se concluir foi escrutínio das autoridades que viam a possibilidade de um monopólio, com a Sony controlando tanto o Funimation como o Crunchyroll. Na divulgação da empresa sobre sua conquista, a Sony não comenta sobre essas preocupações, trazendo apenas uma declaração de seu CEO:
"O alinhamento do Crunchyroll e do Funimation vai nos permitir nos aproximar ainda mais dos criadores e fãs que estão no coração da comunidade de animes. Nós estamos ansiosos para oferecer ainda mais entretenimento excelente que enche o mundo de emoções através do anime" - disse Kenichiro Yoshida.
A aquisição custou exatamente US$ 1,175 bilhão, e a Sony não comentou ainda neste momento quais serão as primeiras mudanças no modelo de negócios de qualquer um dos streamings, agora que eles não são mais competidores diretos. Mas Tony Vinciquerra, líder da divisão Sony Pictures, declarou que o objetivo da companhia é "criar uma experiência de assinatura de anime unificada o mais cedo possível". Vamos ter que esperar pra ver como isso será feito exatamente.
Fontes