A vice-presidente do departamento de brand da Electronic Arts (EA), Elle McCarthy, disse que o termo "gamer" está se tornando obsoleto. Em entrevista ao site AdWeek, a executiva comentou que em razão de menos usuários se identificarem com o rótulo desatualizado, as empresas devem mudar as estratégias de marketing de seus produtos. Além disso, destacou que a indústria de jogos precisa desenvolver uma abordagem mais fluida e voltada para diferentes grupos de pessoas.
"O recente aumento de serviços de streaming de jogos permite uma integração mais rápida de cultura do que nunca. Esse é um momento de grande oportunidade para o marketing e força uma abordagem mais fluida e voltada para o público, no qual as marcas procuraram se envolver de forma autêntica", disse.
"Muitas vezes sou questionada sobre como as empresas podem fazer parceria com jogos ou falar com gamers. Contudo, realmente não existe mais essa terminologia e entender isso será crucial para o futuro criativo da indústria", adicionou.
Para Elle McCarthy, VP de brand da EA, o termo 'gamer' está desatualizadoFonte: AdWeek/Reprodução
"Você sabia que apenas 14% dos jogadores se identificam como gamers e esse grupo representa apenas 6% de mulheres?". Nesse contexto, a profissional também atua como ativista em causas contra a discriminação e assédio sexual, lutando para que diferentes grupos possam entrar e interagir no espaço que os games proporcionam.
Ela destacou que os jogos não são mais apenas um meio ou uma indústria e a relação entre diferentes comunidades "de nicho, multifacetadas e apaixonadas" envolve uma questão de identificação. Dessa forma, os jogos podem se tornar um ambiente no qual essas pessoas buscam para encontrar mais liberdade de se expressarem com segurança.